zulupa.com.br
sábado,20 de abril de 2024

Notícias / Política

 

05/02/2017 19h23 - Atualizado em 05/02/2017 19h25

Jeferson comemora posse de Edegar Pretto como presidente da Assembleia Legislativa

Na terça-feira (31/01), o deputado estadual Jeferson Fernandes (PT), participou da posse do também petista Edegar Pretto como novo presidente da Assembleia Legislativa do RS.

 

A eleição e posse da nova Mesa Diretora do Parlamento gaúcho foi conduzida pela deputada e agora ex-presidente, Silvana Covatti (PP), e confirmou o acordo firmado entre os partidos, desde 2007, que estabeleceu o princípio da gestão compartilhada no comando do Legislativo. Esta é a terceira vez que um deputado do PT presidirá o parlamento gaúcho. A primeira foi com Ivar Pavan, em 2009, e a segunda, com Adão Villaverde, em 2011.

Assim que assumiu como presidente do Legislativo, o deputado Edegar Pretto disse que não vai esquecer suas origens e fortalecerá o diálogo e a democracia no Legislativo. Filho do ex-deputado Adão Pretto (PT) e ligado ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, ele garantiu que seguirá “com um pé na luta outro no parlamento” e que está ciente de que representa a Assembleia Legislativa e seus 55 parlamentares.

Em seu discurso, o presidente disse estar consciente de que assume a presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul em um momento de crise econômica, política e social, em um dos períodos mais atribulados da política brasileira desde a sua redemocratização. “É um contexto complexo, inquietante e de desfecho ainda incerto; de questionamento quanto ao papel do Estado no desenvolvimento; de ataque aos partidos políticos, a políticas, direitos sociais e à própria Constituição; de radicalização e intolerância; de desgaste, de perda de espaço e poder de organizações tradicionais e de questionamento às instituições, em especial ao Parlamento.”

Para Jeferson, a posse de Edegar, um oposicionista ao Governo Sartori, marca um novo momento da Assembleia Legislativa. “A Casa do Povo terá novamente as portas abertas para a população gaúcha. Chega de grades e aparato policial para barrar a participação da sociedade nos debates importantes do estado”, destacou o parlamentar. Para ele, “é inadmissível o que ocorreu na votação do pacote do Executivo Estadual em dezembro de 2016, onde servidores estaduais foram impedidos de acompanhar a apreciação de projetos que interferiam diretamente em suas vidas, como a extinção de fundações”.

A solenidade foi prestigiada por diversas autoridades como o o deputado federal Dionilso Marcon (PT), representando a Câmara dos Deputados; Luiz Felipe Difini, presidente do Tribunal de Justiça; o procurador Geral de Justiça, Marcelo Dorneles; os ex-governadores Olívio Dutra e Tarso Genro, do PT, e Jair Soares (PP); o presidente do Tribunal de Contas, Marco Peixoto; deputados estaduais e federais, prefeitos e vereadores, além da militância. Após o ato formal no Plenário 20 de Setembro, o novo presidente realizou a posse popular na Praça da Matriz, que reuniu lideranças sindicais e movimentos sociais, entre outros.

Foto: Vanessa Vargas

 

Cynara Baum - Jornalista

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633