zulupa.com.br
quinta-feira,25 de abril de 2024

Notícias / Segurança

 

10/04/2017 15h48 - Atualizado em 10/04/2017 15h56

Chuva alaga mais de 100 casas e danifica ponte em Santa Rosa

Moradores tiveram de deixar as suas residências por causa da água

 

 

Diversos bairros de Santa Rosa, no Noroeste do Estado, tiveram casas alagadas por causa da chuva forte que atingiu o município entre a noite de sábado e a madrugada deste domingo. Segundo a Defesa Civil do município, pelo menos 100 residências foram atingidas, onde os moradores tiveram de sair de casa.

O órgão disponibilizou um caminhão e um carro para auxiliar no deslocamento das famílias e de seus pertences, como roupas e eletrodomésticos. Elas foram encaminhadas para casas de amigos ou parentes. Havia também uma estrutura pronta para receber desabrigados no Parque de Exposições do município, mas nenhuma família optou pelo local.

— Todas quiseram ficar com amigos ou parentes. Como a água chegou quase até a altura das janelas, muitas perderam móveis, eletrodomésticos e colchões — afirma Luis Fernando Klein, coordenador da Defesa Civil de Santa Rosa.

No bairro Planalto, a ponte que liga o local ao bairro Ouro Preto foi danificada e está interditada. Conforme Klein, o acumulado de chuva no município chegou a 204mm. 

Segundo o Corpo de Bombeiros, a chuva forte começou por volta das 23h e se estendeu por aproximadamente duas horas, o que causou a cheia dos rios Pessegueiro e Pessegueirinho. Com isso, casas de bairros e vilas como Auxiliadora, Bom Retiro, Cruzeiro, Flores, Piekala, Planalto, Santa Inês e Timbaúva tiveram as casa invadidas pela água. O temporal também causou a queda de árvores, e duas retroescavadeiras tiveram de ser usadas para a retirada dos entulhos acumulados nas ruas.

Na manhã deste domingo, a Defesa Civil se reuniu com integrantes da prefeitura para definir as estratégias de atendimento às famílias que estão fora de casa. Como ainda há risco de temporal, a orientação é que os desalojados permaneçam pelo menos até segunda-feira nas residências de amigos e parentes. Todos os atingidos pela chuvarada que precisam de ajuda da prefeitura devem se cadastrar no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) mais próximo de sua casa.

A partir de segunda-feira, a Secretaria de Desenvolvimento Social do município estará recebendo doações. Conforme a Defesa Civil, as famílias prejudicadas precisam de alimentos, roupas, eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos. 

— Quem deseja doar itens pesados e não tem como levá-los à secretaria pode entrar em contato com o órgão, pelo telefone (55) 3511-1000, e agendar a entrega. Nossa ideia é organizar um roteiro para buscar essas doações — explica Klein.

Fonte: RBS

 

Foto: Silvio Brasil Foto: Silvio Brasil
Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633