Notícias / Gospel
06/03/2014 09h56
Colégio Dom Bosco: Atividade marca Quarta-Feira de Cinzas
Alunos, professores e funcionários se reuniram na capela da escola para refletir sobre a Quaresma
A Pastoral Escolar do Colégio Salesiano Dom Bosco de Santa Rosa realizou celebração na manhã desta quarta-feira, para marcar a Quarta-Feira de Cinzas. Alunos, professores e funcionários se reuniram na capela da escola para refletir sobre a Quaresma, que iniciou hoje (05), e acompanhar a abertura da Campanha da Fraternidade 2014.
As atividades foram realizadas pela Pastoral Escolar, coordenada pela professora Marlene Faleiro, que destacou a importância e o significado do jejum, oração e caridade (esmola) que favorecem a conversão. Também, ressaltou a importância da reflexão, de atitudes que podem ser repensadas durante a Quaresma. Alunos participaram de uma procissão de abertura das atividades, carregando velas, Bíblia, cinzas e o cartaz da Campanha da Fraternidade, que neste ano tem como tema “Fraternidade e o Tráfico Humano”.
Na sequência, as atividades foram conduzidas pelos padres Ricardo Costa Vicente e Dante Cemin, que realizaram a imposição das cinzas. “É uma oportunidade que oferecemos aos nossos alunos, de se aproximarem cada vez mais da identidade que rege nossas ações”, destaca. A Quaresma é o período de 40 dias antes da Páscoa, tempo para preparar e celebrar a ressurreição e vitória de Cristo.
A Pastoral Escolar é responsável por levar a todos os espaços da comunidade escolar a espiritualidade salesiana, através de momentos de formação e celebrações alegres e criativas. Ela salienta o tripé do Sistema Preventivo, que destaca a razão, a religião e bondade ou amorevolleza, que devem perpassar toda a escola na perspectiva de “Formar bons cristãos e honestos cidadãos”.
Fabiana Sulzbach, assessora da Pastoral, coordena a Articulação da Juventude Salesiana. Os jovens são articulados por interesse - músicas, ações sociais - e são motivados a participar ativamente das atividades propostas e desenvolvidas, movidos pela espiritualidade salesiana. “É desafiador coordenar os grupos, mas trabalhamos muito com a motivação, para que os jovens se envolvam cada vez mais em nossas atividades”, conta Fabiana. Atualmente 50 jovens integram a AJS.