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17/05/2021 10h21 - Atualizado em 17/05/2021 10h24
URI/CNPq desenvolvem projeto inédito de tecnologia em escolas públicas
Este projeto oportuniza, além da geração de novos conhecimentos, novas possibilidades para o presente e para o futuro.
Para intensificar a representatividade feminina no campo da tecnologia e engenharia e promover o acesso e a igualdade de gênero na Ciência, a URI Santo Ângelo, com o apoio do CNPq, iniciou em 2021 uma série de atividades em escolas públicas do município e região oportunizando a exploração do tema “Robótica Educacional”.
O projeto, idealizado e coordenado pela pesquisadora professora mestre Cristina Paludo Santos (foto), em colaboração com o professor doutor Denilson Rodrigues da Silva, concederá 23 bolsas CNPq por um período de 12 meses. São 3 bolsas de Iniciação Científica (IC) destinadas às alunas graduandas dos cursos de Computação e Engenharia da URI, 15 bolsas de Iniciação Científica Junior (ICJ) concedidas às alunas do ensino médio e 5 bolsas de Apoio Técnico de Extensão no País - nível A (ATP-A) para os professores das escolas parceiras do projeto.
As atividades desenvolvidas caracterizam-se como espaços de aprendizagem orientados pela cultura maker onde são utilizados recursos, ferramentas e ambientes computacionais voltados para a área de robótica. Professores e alunas bolsistas juniores são capacitadas pela Universidade e replicam as atividades para equipes femininas formadas dentro das escolas.
De acordo com a professora Cristina, “além do desenvolvimento de atividades práticas através de oficinas “hands on", também são propostos momentos de discussão e reflexão que possam promover o encantamento, o conhecimento, a descoberta e a sensibilização do importante papel que as mulheres exercem no progresso científico e tecnológico, contribuindo fortemente para a ruptura da cristalização de estereótipos estabelecida ao longo da história. O objetivo do projeto é estimular uma nova geração de meninas e mulheres atentas à temática ciência e tecnologia”.
Este projeto oportuniza, além da geração de novos conhecimentos, novas possibilidades para o presente e para o futuro, o que fez dele um importante instrumento para criação de ambientes favorecedores da popularização da Ciência e Tecnologia e a implantação de infraestruturas multi-institucionais de fomento à agregação de valor à inclusão de meninas nas carreiras STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
Participam do projeto: Escola Estadual de Educação Básica Padre Antônio Sepp (São Miguel das Missões); Escola Técnica Estadual Presidente Getúlio Vargas (Santo Ângelo); Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Santo Ângelo (Santo Ângelo); Instituto Estadual de Educação Odão Felippe Pippi (Santo Ângelo) e Escola Técnica Estadual Entre-Ijuis (Entre-Ijuis).
Fonte:
Gilda Gonçalves Karlinski - Jornalista
Assessoria de Comunicação- URI Santo Ângelo
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w14x0e - 11/11/2022 05h31