zulupa.com.br
sexta-feira,19 de abril de 2024

Notícias / Educação

 

13/07/2018 21h04

A 1ª Mostra de Maquetes para Projetos de Plantas Industriais desafiou estudantes em diversas áreas da indústria

Publicada em: 10/07/2018 | Assessoria de Comunicação FAHOR

 

Projetar as instalações industriais é uma das atividades exercidas pelo engenheiro de Produção e investir em boas instalações industriais dentro da empresa é fundamental para prevenir problemas e gastos.

Devido a importância deste assunto os estudantes de Engenharia de Produção protagonizaram no dia 6 de julho de 2018, a 1ª Mostra de Maquetes para Projetos de Plantas Industriais, que foi resultado das pesquisas desenvolvidas na disciplina de "Projeto de Instalações Industriais". Ela foi realizada no LaPOP (Laboratório de Produção, Operações e Processos).

De acordo com o professor e coordenador do Curso na FAHOR, Sirnei Kach, os estudantes desenvolveram pesquisa, planejamento e estruturação de plantas industriais desde a definição do produto, objeto de estudo, localização de cidade e terreno, suas características e toda estrutura física e instalação da planta manufatureira. Para atender todos esses itens, os estudantes estudaram sobre as condições de mercado, disponibilidade de recursos, estrutura fabril em relação às instalações, máquinas e equipamentos, layout, mão de obra disponível na região de instalação da empresa, capacidade de produção e verificação de demandas pelo mercado.

“Este é um estudo bastante amplo e que demanda grande dedicação dos estudantes para uma finalização bem alinhada aos propósitos que a disciplina sugere para a formação destes futuros engenheiros. Na disciplina consegue-se mensurar quais as dificuldades que serão encontradas na gestão para implantação de uma indústria e fazer com que a mesma entre em funcionamento atendendo ao cronograma determinado, obedecendo aos orçamentos e materiais demandados. A disciplina gera uma demanda elevada de trabalho, mas proporciona uma experiência importante, já que muitas pesquisas são desenvolvidas em situações reais de indústrias e com isso já são pensadas melhorias estruturais para uma oportunidade futura, que sendo viável possa ser proposta e implantada”, comentou o professor.

No processo de decisão sobre as melhores condições da instalação são observados fatores como espaço, estrutura física, licenciamentos ambientais, incentivos fiscais de governos, logística. “Conhecer com clareza todas as variáveis desde a estrutura física, o produto, sistematizar o processo e fazer com que o plano seja o mais enxuto possível, são fatores determinantes entre a viabilidade ou não de uma indústria. Poder gerenciar estas demandas durante o processo de instalação e suas demandas previstas e não previstas, são de grande relevância e exigem uma boa pesquisa”, acrescentou Sirnei.

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633