zulupa.com.br
quinta-feira,25 de abril de 2024

Notícias / Educação

 

08/07/2018 15h30

FAHOR usa método de avaliação que promove contextualização de conhecimentos

Publicada em: 05/07/2018 | Assessoria de Comunicação FAHOR

 

A Faculdade Horizontina está muito bem alinhada às necessidades do mercado de trabalho e às novas habilidades exigidas para o desempenho das funções profissionais nas áreas da Engenharia, Economia e Gestão.

A relação de proximidade entre a Faculdade e empresários, desenvolvedores e outros setores da indústria fazem com que as metodologias de ensino sejam continuamente melhoradas, a fim de atender as mudanças nas relações de trabalho, mantendo a essência do ensino diferenciado de uma instituição luterana, e dos valores e princípios da instituição, como a ética, o respeito e o senso de responsabilidade.

Nesse sentido a FAHOR desenvolve neste primeiro semestre de 2018, um novo método de avaliação, atendendo ao princípio do envolvimento dos conhecimentos adquiridos durante as aulas nas mais diversas disciplinas, denominado Projeto Integrador.

Nessa atividade, em cada semestre do Curso um professor é responsável pelo Projeto Integrador e tem o objetivo de desafiar os estudantes a apresentarem soluções que utilizem as disciplinas cursadas.

A professora Francine Centenaro motivou os estudantes e desenvolverem uma das etapas do projeto dos carros das equipes que participarão do FAHOR RACE, no segundo semestre de 2018. “Esse trabalho envolveu as disciplinas de Projeto de Produto, Gerência de Produção e Elementos de Máquinas II, e contamos com o auxílio dos professores Marcelo Blume, Sirnei Kach, Jonathan Fernandes e Aline Riffel para a avaliação. Poderíamos citar ainda outras que implicitamente se fazem presentes no desenvolvimento deste trabalho, como ciência dos materiais, desenho computacional, redação e comunicação, metodologia de pesquisa, informática e mecanismos”, explicou Francine.

Os trabalhos do 7º semestre podem ser vistos neste álbum. http://albuns.fahor.com.br/?album=4292

A professora Sheila Bonetti reuniu estudantes das seis engenharias no Projeto Integrador de 3º e 5º semestres. Os trabalhos reuniram conhecimentos das disciplinas de Ciências dos Materiais, Química Analítica, Algoritmos e Estrutura de Dados, entre outras.

“Tudo o que é novo gera um pouco de insegurança, mas estou surpresa com os estudos desenvolvidos. Os estudantes mostram que é possível e mais interessante desenvolver um trabalho onde se pode envolver outras disciplinas e que abrange outros conhecimentos.  Sendo assim, o objetivo de contextualizar o conhecimento em torno de um problema e sua solução tem sido alcançado pelos grupos”, comentou Sheila.

Os trabalhos coordenados pela professora Sheila podem ser vistos neste álbum (http://albuns.fahor.com.br/?album=4294). Os estudantes pesquisaram sobre o desenvolvimento de robôs, analisaram tipos de embalagens, sugeriram melhorias de processos, novos materiais para composição de produtos, avaliaram as características da água de rios, entre outros.

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633