zulupa.com.br
quinta-feira,25 de abril de 2024

Notícias / Educação

 

17/05/2018 22h26

Professor da FAHOR fabrica protótipo de Refrigerador Termoelétrico

Publicada em: 17/05/2018 | Assessoria de Comunicação FAHOR

 

O professor do Curso de Engenharia Mecânica da FAHOR, Marcelo André Losekann construiu um protótipo de refrigerador termoelétrico junto com seus estudantes na disciplina de Conforto Térmico e Refrigeração Industrial. De acordo com o professor, o refrigerador termoelétrico é formado a partir de semicondutores com baixa condutividade térmica, interconexões metálicas com alta condutividade elétrica e alta condutividade térmica, substratos cerâmicos eletricamente isolantes e uma fonte de energia.

Losekann explicou que quando a energia é fornecida pela fonte, a corrente flui através do circuito elétrico, produzindo um efeito de refrigeração: uma transferência de calor da região fria. Isso é conhecido como o efeito Peltier. “Esse refrigerador possui diversas vantagens em comparação aos sistemas convencionais, pois não têm partes móveis e são compactos. Eles são confiáveis e silenciosos. Eles também não usam elementos refrigerantes que prejudicam a camada de ozônio ou que contribuam para a mudança climática”, destacou.

Com a fabricação do protótipo o professor procurou despertar nos estudantes da FAHOR a curiosidade científica, o pensamento crítico e o trabalho em equipe no desenvolvimento de novos produtos. “As aulas práticas incentivam o aluno a trabalhar no projeto de produto e seguir todas as etapas evolutivas, incluindo a prototipagem. É muito gratificante”, relata o professor.

O professor é egresso do curso de Engenharia Mecânica, possui especialização em Gerenciamento de Projetos com base na metodologia do Project Management Institute (PMI) e Mestrado em Engenharia Mecânica, na área de Ciências Térmicas e possui mais de nove anos de experiência profissional com projeto de produto.

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633