zulupa.com.br
quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Notícias / Educação

 

17/05/2018 22h26

Curso aborda as vantagens da boa gestão da cadeia de suprimentos

Publicada em: 17/05/2018 | Assessoria de Comunicação FAHOR

 

A FAHOR trouxe o professor Elpídio Benitez Nara, que é engenheiro mecânico, mestre em Engenharia de Produção e Doutor em Gestão da qualidade e Produtividade para ministrar o Curso de Qualificação em Método Lean para gestão da cadeia de suprimentos (SCM), junto ao MBA em Manufatura Enxuta e Sistemas da Qualidade.

O professor e doutor destaca que é importante desenvolver um cenário onde os resultados sejam os melhores em termos de custos, desde a compra até a entrada dos componentes ou matéria prima na linha de produção.

De acordo com sua abordagem, a logística e as operações envolvendo matérias primas, produtos intermediários e finais que devem chegar aos clientes, muitas vezes envolvem operações complexas e dispendiosas. Muitas empresas, principalmente de pequeno e médio porte, não conseguem gerenciar suas operações em vista do desconhecimento de questões básicas envolvidas neste sistema. E, quando detectada essa necessidade é importante dar atenção, pois o bom gerenciamento desse setor pode agregar qualidade, pode auxiliar nos custos e até na competitividade das empresas.

“A gestão da cadeia de suprimentos pode agregar valor quando forem identificados os fatores da competitividade (qualidade, custos, confiabilidade, velocidade, etc.). A utilização das ferramentas da filosofia lean leva a obtenção de vantagem competitiva, em termos de giro de estoque, lead time de entrega, acurácia e perdas”, comentou.

Para isso os setores de decisão nas empresas devem manter um pensamento enxuto voltado ao planejamento, desde a execução da compra e sua movimentação.

São perceptíveis no ramo industrial novos formatos de negócios, já voltados à inovação. A aplicação desses conhecimentos também se articula com esse novo perfil empresarial como visto na transformação digital do século 21 e a integração em processos de manufatura, conhecida como as indústrias 4.0.

“Estas indústrias têm como características a industrialização virtual, extensão dos sistemas de TI, sistemas abertos, controle de níveis de automação e a centralização/descentralização do controle. Podemos verificar a aplicação do Lean com resultados como a redução dos períodos de desenvolvimento, alta capacidade de inovação, individualização da demanda, aumento do poder de barganha dos clientes, maior flexibilidade na produção e desenvolvimento de produtos, tomada de decisões mais rápidas, redução de hierarquia na estrutura organizacional, eficiência de recursos, eficiência econômica e ecológica e maior incentivo tecnológico, principalmente em TI”, exemplificou o professor.

Saiba mais sobre os Cursos de Qualificação em: pos.fahor.com.br/cursos_qualifica

 

Comente esta notícia

Mensagem  
Nome  
E-mail*  
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633