zulupa.com.br
domingo, 19 de novembro de 2017

Notícias / Educação

 

21/10/2017 15h00

Estudantes da SETREM apresentam trabalho no 8º Fórum de Iniciação Técnico-Científica

Trabalho de estudantes dos cursos Técnico em Informática e Técnico em Agropecuária desenvolveu protótipo de irrigação automatizada e economia de água utilizando recursos do Arduino

 

Os estudantes Isadora Meneghetti e Vítor Alex Jacobi, do Curso Técnico em Informática (CTI) e do Curso Técnico em Agropecuária (CTA) da SETREM, respectivamente, apresentaram trabalho no 8º Fórum de Iniciação Técnico-Científica da Rede Sinodal de Educação, realizado no Colégio Teutônia, em Teutônia no dia 29 de setembro. O trabalho intitulado "Tecnologia Arduino: uma alternativa para irrigação de gramíneas” teve como objetivo desenvolver um protótipo de irrigação automatizada e economia de água utilizando recursos do Arduino.


Com este trabalho os estudantes visaram alcançar questões como evitar o desperdício da água durante a irrigação, plantar uma gramínea em um sistema de estufa, desenvolver um protótipo prevalecendo o uso de materiais tecnológicos e aplicar a lógica de programação. "A realização do estudo aborda o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras envolvendo as áreas dos Técnicos em Agropecuária e em Informática, com a criação de um sistema Arduino para irrigação de plantas utilizando sensores de umidade e temperatura”, explica Jacobi.


Através dos sensores de temperatura de umidade do softwareArduino, fez-se o controle de irrigação da plantação de uma gramínea em uma bandeja de plástico. "No protótipo, foi possível realizar a verificação do estado do solo e da temperatura da planta, enviando assim, quando necessário, água para a planta, sendo esta uma técnica sustentável”, conclui Isadora. Construído pelos componentes do grupo, teve a orientação de Ana Maria Sipp Machado, Claudinei Márcio Schimidt, Edinei Daniel Steffen e Fernanda Raquel Sartor e como local de estudo a Sociedade Educacional de Três de Maio (SETREM). Portanto, o grupo teve todos os objetivos alcançados.


O Fórum


O 8º Fórum de Iniciação Técnico-Científica da Rede Sinodal de Educação visou fomentar a pesquisa técnica e científica nos mais variados componentes curriculares nas instituições da Rede, a fim de socializar o conhecimento produzido por professores e estudantes e, assim, oportunizar momentos de integração e troca de experiências entre eles. Além disso, visou capacitar para o aprender e empreender com sustentabilidade, incentivar projetos de desenvolvimento sustentável e sensibilizar para identificação das necessidades que estão no nosso entorno. Este evento também indica os trabalhos representarão a Rede Sinodal na MOSTRATEC 2018.





 

Comente esta notícia

Mensagem  
Nome  
E-mail*  
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 9700 5946 / 9613 5633