zulupa.com.br
quarta-feira,17 de abril de 2024

Notícias / Educação

 

03/06/2017 15h10

Professora de língua alemã da SETREM participa de Congresso em Medellin

Daniele Schuster esteve no Congresso Internacional de Professores PASCH da América do Sul, realizado de 17 a 23 de maio de 2017 na Colômbia

 

A professora de língua alemã do Ensino Fundamental, Médio e Centro de Idiomas da SETREM, Daniele Schuster, participou do Congresso Internacional de Professores PASCH da América do Sul, realizado de 17 a 23 de maio em Medellin, na Colômbia. O evento reuniu 52 professores das escolas parceiras do Goethe-Institut, oriundos de 11 países da América Latina: Brasil, Colômbia, Equador, Venezuela, Peru, Equador, Chile, Argentina, Costa Rica, Bolívia e México. O objetivo foi incrementar a cooperação das escolas parceiras PASCH no continente por meio de desenvolvimento e realização de projetos comuns relacionados ao ensino do idioma alemão.


Os seminários e oficinas trataram de temas indispensáveis ao ensino moderno de línguas estrangeiras, envolvendo trabalho e gerenciamento de projetos de ensino, desenvolvimento da competência comunicativa no ensino centrado em projetos e mídias digitais em sala de aula e competências digitais. "Tivemos contato com três experts que trataram de novos princípios para nortear as aulas de alemão, demonstrando que o aluno precisa partir do concreto, de conteúdos e referenciais que estejam próximos dele, que façam parte de sua realidade”, explica Daniele.


Projetos integram escolas de diferentes países


Visando a integração de novos conhecimentos nas aulas de alemão e a cooperação e interação entre escolas de países distintos da América do Sul, grupos de trabalho foram formados para execução de projetos com continuidade após o Congresso. Segundo Daniele, formaram-se 16 grupos de estudos, cada um deles trabalhando com uma temática, como comida, pontos turísticos, livros de leitura, café da manhã, entre outros.


A professora da SETREM ficou em grupo na área das mídias, trabalhando sobre como produzir um blog sem custos. "Nosso grupo conta também com uma escola do norte do Peru, uma de Posadas – Argentina e também com o Instituto Educacional Paulo Freire, de Campo Grande – MS. O projeto resume-se a trabalhar nos 6ºs anos do Ensino Fundamental com um projeto dentro das aulas, nos comunicando e trabalhando com as demais escolas parceiras, tendo como tema os animais”, explica.


Daniele detalha que o trabalho envolverá animais de estimação em Três de Maio, Campo Grande, no Peru e na Argentina, contemplando questões como onde eles vivem, o que comem e outros aspectos. "Vamos trabalhar da metade de julho até o fim de outubro. O produto final será o blog em parceria entre as escolas, no qual os alunos vão postar fotos e textos de autoria própria, em língua alemã. Tanto o evento quanto o projeto permitiram aprender muito paro o nosso processo de ensin-aprendizagem de alemão, mas também conhecer outras realidades dos países e das escolas que participaram do Congresso", conclui a professora da SETREM.




 

Comente esta notícia

Mensagem  
Nome  
E-mail*  
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633