zulupa.com.br
sábado,20 de abril de 2024

Notícias / Educação

 

08/01/2017 18h49 - Atualizado em 08/01/2017 18h55

Meqcar: o carro movido a energia química

Acadêmico da SETREM e mais sete colegas do SENAI RS desenvolvem compacto que é destaque na maior competição de educação profissional das Américas, a Olimpíada do Conhecimento

 

Uma equipe composta pelo acadêmico Willian Werepkowski de Engenharia de Produção da SETREM e mais sete alunos colegas do SENAI-RS desenvolveu um projeto bem interessante: o Meqcar. O carro é movido a energia química, possui design arrojado, modelo único e especial, alimentado por seis baterias recicláveis, sistema de reaproveitamento de energia cinética na frenagem recarregando assim, em parte, sua bateria. Com autonomia de 60 km, motor elétrico de 15CV, atinge velocidade de 60 km/h e possui todos os itens obrigatórios de segurança. O carro compacto para um ocupante é destaque em competições nacionais e foi para a final da maior competição de educação profissional das Américas, a Olimpíada do Conhecimento, realizada em novembro, em Brasília.

O Meqcar foi projetado para rodar como um carro normal, já que possui acabamento interno de fácil limpeza e conta também com um sistema de compartilhamento que permite ser utilizado por mais de um usuário. Para poder dirigi-lo é necessário ir até o ponto de cadastro digitar dados como nome, o número da Carteira Nacional de Habilitação e telefone, que o carro libera um cartão que desbloqueia os seus comandos.O projeto é bem interessante já que apresenta sistema com placa solar também para recarregá-la e um sistema de compartilhamento deste automóvel com outras pessoas.

O projeto teve o envolvimento dos alunos Thales Fim, Marcelo Timm, Willian Daronch, Jorge Martins, Mauricio Uecker, Danrlei Becker, Willian Werepkowski e Gabriel Bamberg do SENAI de Santa Rosa e integra o desafio Tecnologia de Manufaturas e Engenharia. No Desafio por Equipe o SENAI-RS conquistou uma prata com o MeqCar (SENAI Santa Rosa) e um bronze com o Custom Car (SENAI Automotivo Porto Alegre).

Detalhes

Werepkowski conta que projeto vinha sendo planejado desde o começo do ano. O trabalho foi enviado para uma primeira seleção estadual e foi classificado dentre oito projetos. "O Meqcar passou por uma seleção nacional, foi classificado, criado em CAD e no dia 13 de setembro chegaram os primeiros materiais necessários para pôr o projeto em prática”, explica. O acadêmico detalha que o projeto e os desafios para a sua realização motivaram ainda mais a equipe. Ele destaca que o conhecimento adquirido no curso de Engenharia de Produção serviu muito como apoio para que o projeto desse certo. "Como a grade do curso trabalha com áreas específicas da nossa atualidade e cada dia busca manter-se atualizado com as novas tecnologias, contribui muito com o que precisávamos fazer para o projeto dar certo, principalmente quando deveria ser calculada a parte de potência e velocidade e também na organização do projeto”, afirma ele. O carro foi apresentado no início do mês aos acadêmicos de Engenharia de Produção e aos alunos do Curso Técnico em Manutenção Automotiva da SETREM.

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633