zulupa.com.br
quinta-feira,25 de abril de 2024

Notícias / Educação

 

08/01/2017 18h48

Acadêmicos de Psicologia produzem vídeos sobre a neuropsicologia de Lúria

Atividade foi proposta pela docente e neuropsicóloga Márcia Baiocchi Amaral no componente curricular de Neuropsicologia. Matérial é inédito em língua portuguesa

 

Os acadêmicos do curso de Psicologia da SETREM tiveram um desafio diferente dentro do componente curricular de Neuropsicologia, ministrado pela docente e neuropsicólogaMárcia Baiocchi Amaral. Eles produziram vídeos sobre a neuropsicologia de Lúria. Segundo Márcia, a ideia de trabalhar com este tema e de forma alternativa surgiu ao cursar uma especialização de Preceptoria em Saúde pelo Instituto Sírio Libanês. "Utilizando unicamente as metodologias ativas de ensino-aprendizagem, entre elas o cinema, isso trouxe o desejo de incorporar algumas dessas metodologias em minha aula”, explica.


"No início do semestre, quando estudamos Lúria, médico, cientista social e psicólogo, considerado o ‘o pai da neuropsicologia’ por ser o primeiro autor a aprofundar as pesquisas nas relações entre cérebro e comportamento, constatamos que apesar da grande relevância do autor não havia nenhum material em português disponível no Youtube”, complementa a docente. Considerando que a linguagem audiovisual é extremamente rica, propicia mais memorização do conteúdo do estudado e cria oportunidade de estabelecer um diálogo variado, complexo, multidisciplinar, menos formal, fora dos moldes e limitações impostos pela teoria, este foi o desafio proposto pela neuropsicóloga.


Segundo ela, desta forma são geradas discussões capazes de externar as experiências pessoais dos alunos, estimulando o debate e um novo olhar para o objeto de estudo. "Decidimos, portanto, ao invés de olhar e discutir um vídeo, como de costume, produzir um. O tema lançado foi A neuropsicologia de Lúria e os próprios alunos tiveram de buscar diferentes aspectos dessa teoria e escolher enfoques diferentes para produzir seu audiovisual através de pesquisas, discussões usando a criatividade”, detalha.


A turma foi dividida em quatro grupos e os temas escolhidos foram "Lúria e a reabilitação neuropsicológica”, "Sistemas funcionais do cérebro”, "O desenvolvimento da Escrita na criança segundo Lúria” e "Linguagem e escrita segundo Lúria, Piaget e Vigostsky”. O trabalho foi desenvolvido ao longo do semestre e a apresentação ocorreu na aula final do componente curricular. "Os alunos realizaram produções bastante diferentes, demonstrando autonomia, criatividade e empenho em estudar o tema. Percebi que ficaram muito contentes em satisfeitos em ver suas produções prontas. Além disso temos os primeiros vídeos em português sobre Lúria no Youtube, realizado aqui no curso de psicologia da SETREM”, conclui Márcia.


Confira mais fotos: Apresentações dos vídeos em sala de aula





 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633