zulupa.com.br
quinta-feira,25 de abril de 2024

Notícias / Educação

 

04/12/2016 18h25

Docente Extensionista da SETREM tem artigo premiado em Simpósio Internacional

Lorena Maria Londero Lazzari esteve em São Paulo em evento promovido pela ABPp - Associação Brasileira de Psicopedagogia

 

A Psicopedagoga Lorena Maria Londero Lazzari, docente Extensionista da SETREM participou do IV Simpósio Internacional de Psicopedagogia, realizado na cidade de São Paulo. O evento promovido pela ABPp - Associação Brasileira de Psicopedagogia é um dos mais importantes realizados pela entidade. No Simpósio o tema central das palestras considerou a aprendizagem e os problemas que os alunos enfrentam no atual contexto histórico-social, embasando os estudos no eixo " Psicopedagogia por uma Sociedade Aprendente”.


"Na oportunidade diversos profissionais e estudantes puderem submeter trabalhos científicos em três eixos temáticos; Psicopedagogia e qualidade de vida; Incluir para aprender e aprender para incluir; Campos de atuação e avanços em psicopedagogia, unindo qualificação científica, pesquisa e prática psicopedagógica”, destaca Lorena. A docente apresentou a temática "Caminhos de Reflexão: Relato de uma Experiência em Equipe Interdisciplinar”.


Em seu artigo relatou a necessidade de os professores refletirem sobre a sua atuação com um novo olhar para a aprendizagem, diante das aceleradas mudanças sociais, científicas e tecnológicas estabelecidas pela atual sociedade e as novas configurações de subjetividade emergentes no processo ensino-aprendizagem. "Trata-se de resgatar a capacidade de reflexão contínua sobre os problemas de aprendizagem em termos de pesquisa-ação; pesquisa essa que deve ser constante e na presença dos envolvidos (alunos, professores e pais), para que se gerem desdobramentos possíveis”, complementa.


A psicopedagoga afirma que a pesquisa deve ser continuada e concebida do ponto de vista interdisciplinar para que se alcance o sucesso na aprendizagem. "O artigo apresentado foi premiado no IV Simpósio Internacional de Psicopedagogia pela relevância do tema proposto e comunicação do mesmo, sendo publicado a nível juntamente com os demais selecionados. Agradeço em especial a Dra. Iara Caierão, Presidente da ABPp do Rio Grande do Sul, pelo apoio incondicional e pelo incentivo constante a pesquisa e a produção científica”, conclui.






 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633