zulupa.com.br
quinta-feira,25 de abril de 2024

Notícias / Educação

 

19/10/2016 20h03

Enfermagem SETREM apoia ação de revitalização do Rio Morangueira

Atividade de limpeza e plantação de árvores para reflorestar as proximidades do córrego foi realizada entre o Bairro Promorar e a Vila Esperança

 

A preocupação com questões que envolvem o social e a prevenção a problemas de saúde é presente entre docentes e acadêmicos do Bacharelado em Enfermagem e do Curso Técnico em Enfermagem (CTE) da SETREM. Na sexta-feira, 14, foi colocado em prática o projeto de revitalização do Rio Morangueira, no trecho entre o Bairro Promorar e a Vila Esperança. A atividade teve apoio da Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária de Três de Maio e contou com a participação da acadêmica de Enfermagem Aline Teichmann, da enfermeira e coordenadora do CTE da SETREM Adriane F. Kleinpaul e do docente e enfermeiro da Unidade de Saúde Promorar Viva Bem Paulo Fábio Pereira.


Segundo a acadêmica, a ação envolveu a limpeza do Rio Morangueira, plantação de árvores frutíferas – que poderão servir de fonte de alimento saudável e gratuito - e nativas para reflorestar as proximidades do córrego e gerar um ambiente saudável em meio à natureza, além de outras atividades. "Realizou-se palestras de conscientização em relação ao meio ambiente, economia de recursos naturais, cuidados de higiene, prevenção de doenças que podem ocorrer com o acumulo de lixo, assim como envolvimento dos colaboradores da ESF Promorar Viva Bem. É importante que a soma destas ações cause impacto positivo em questões sociais, ambientais e culturais”, defende. Para Aline, ações como esta são de grande importância para toda a comunidade e imprescindíveis aos alunos durante graduações ou formações técnicas.


"A poluição de fontes de água, nos arredores das encostas e nas moradias, além de deixar aspecto feio e odor desagradável, também serve como fonte infecciosa, pois atrai vetores como mosquitos, baratas, moscas, ratos, escorpiões e cobras, causadores de inúmeras afecções de saúde. Acredito que esta ação foi um começo de muito que ainda deve ser feito para realmente mudar a realidade presenciada hoje. É necessário maior interesse também da própria comunidade que ali reside, pois é ela a responsável por manter e dar continuidade ao que já foi iniciado”, conclui.


Veja mais fotos: Ação no Rio Morangueira






 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633