zulupa.com.br
terça-feira,23 de abril de 2024

Notícias / Educação

 

22/07/2016 19h10

SETREM prepara crianças e jovens para os desafios da vida moderna

Instituição ministra programa que estimula o desenvolvimento de raciocínio e habilidades essenciais para a formação integral dos alunos

 

Criatividade, resiliência, equilíbrio emocional, espírito de cooperação. Essas são algumas características que fazem a diferença no mercado de trabalho, assim como são essenciais no cotidiano para o exercício da cidadania e nas mais variadas relações que levamos na atualidade. Em um mundo que vê mudanças cada vez mais significativas, encontrar soluções coletivamente e respeitar o outro não é mais um diferencial – trata-se de pré-requisito para o sucesso.


Tais habilidades devem ser cultivadas desde o período escolar. Essa é a conquista diária dos estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental da SETREM, através do Programa MenteInovadora, desenvolvido pela Mind Lab. Trata-se de uma metodologia única, aplicada em parceria com mais de mil instituições brasileiras e para cerca de 2 milhões de estudantes de mais de 25 países. Integrado ao currículo escolar, o programa conta com aulas semanais aplicadas por professores mediadores especialmente habilitados, onde são trabalhadas habilidades por meio de jogos de raciocínio, métodos e estratégias para a vida.


Durante as aulas, os alunos simulam situações enfrentadas no cotidiano por meio dos jogos de raciocínio e desafios especiais. E o professor faz a mediação dessa vivência através de perguntas que ajudam a organizar o pensamento, indicando possíveis caminhos, gerenciando as discussões, e promovendo reflexões e o autoconhecimento dos alunos, de maneira que eles desenvolvam suas habilidades e se tornem autônomos para encontrarem a melhor solução para situações semelhantes. Ao final de cada aula, os estudantes fazem uma transposição da experiência que tiveram nos jogos e desafios para situações do cotidiano.


O pioneirismo e os resultados da metodologia já atraíram institutos e universidades renomados, como Yale (EUA), Northumbria (Inglaterra) e Iprase (Itália), que comprovaram a evolução significativa no desempenho dos alunos, tanto nas disciplinas regulares como em habilidades e competências (cognitivas, socioemocionais e éticas). Ou seja, a aplicação do MenteInovadora na SETREM apoia a estruturação do raciocínio dos estudantes, auxilia no entendimento e absorção dos conteúdos de português, matemática, ciências e outras matérias, ao mesmo tempo que fortalece as relações sociais e o preparo emocional para lidar com os desafios da vida escolar e pós-escolar.


Com a finalidade de ampliar o engajamento e impacto na formação dos jovens, os estudantes do 9º ano ao Ensino Médio também participam do Missão Universitário, uma plataforma de preparação para o ENEM e para o mercado de trabalho.





 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633