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24/06/2016 19h48

Dia da Agronomia Cidadã gerou importantes reflexões nos acadêmicos

Primeira edição do evento debateu temas sociais como cidadania, pobreza, violência e modelos produtivos por macroetnias

 

O curso de Agronomia da SETREM promoveu no sábado, 18, no Auditório do Campus da Instituição, a primeira edição do Dia da Agronomia Cidadã. A ideia da realização do evento originou-se de uma discussão no Colegiado e no Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso, tendo em vista haver uma grande preocupação de que as tecnologias não conseguem de forma isolada resolver os problemas se não forem compreendidas no contexto em que se está trabalhando.


Segundo Marcos Caraffa, coordenador da Agronomia, para poder entender melhor a tecnologia e contextualizá-la é preciso compreender melhor as realidades brasileiras. "Para tornar isso possível, entendemos que os temas transdisciplinares propostos pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) são fundamentais para esta compreensão”, destaca. Após a abertura do evento, que teve fala do vice-diretor da Faculdade Três de Maio, Sandro Ergang, os quatro temas foram abordados pelos acadêmicos.


Pobreza e macroetnias


O 1º semestre do curso, sob orientação das docentes Cleia Moraes e Carla Becker, trabalharam a temática pobreza. "Eles mostraram, com exemplos de nossa realidade, que esta não é uma situação exclusiva da cidade, mas também muito presente no campo. O grupo montou um sistema de áudio onde diversos subtemas foram abordados por alguém até então anônimo, falando sobre a fome que a família passou, a solidão do trabalho em local distante, entre outros. Ao final a pessoa foi apresentada, tratando-se de um colega da turma do 1º semestre, que também declamou um poema autoral contando sua caminhada”, relata Caraffa.


Os acadêmicos do 3º semestre, orientados pelo docente Rodrigo Pizzani, trabalharam com os modelos produtivos por macroetnias. "O grupo fez uma reportagem que, enquanto imagens passavam na tela, teve a leitura de um texto elaborado pela turma falando das atividades produtivas agrícolas das etnias, dando ênfase à indígena, italiana e alemã. Foram explicadas questões que envolveram, por exemplo, como italianos e alemães chegaram à região, as atividades agrícolas que as etnias exerciam, traços das culturas e outros aspectos”, complementa o coordenador.


Violência e cidadania


O 5º semestre, com orientação do docente Valberto Müller, trabalhou a questão da violência. "A turma iniciou com um comentário geral e derivou para análise especifica da violência contra a mulher, explicando como surgiu a Lei Maria da Penha, a situação da vítima e o julgamento do algoz. Posteriormente houve destaque ao fato de que a violência é uma situação que também ocorre no meio rural. Foram apresentados dados da maioria dos municípios da região, obtidos em contato com as Secretarias da Mulher e com a Polícia Civil, mostrando ano a ano quantos casos foram denunciados”, detalha.


Os acadêmicos do 7º semestre, com orientação de Caraffa, promoveram discussão sobre Cidadania. "Preparamos uma explanação sobre cidadania colocando o que significa seu conceito, sua importância e a busca na Constituição Cidadã de 1988 dos direitos e deveres do cidadão. Exemplificamos caso a caso como isso acontece e como deve-se agir em cada situação”, conclui o coordenador. O Dia da Agronomia Cidadã vai ocorrer uma vez ao ano, envolvendo todas as turmas do curso de Agronomia, com temáticas que serão renovadas a cada edição.


 

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