zulupa.com.br
sexta-feira,26 de abril de 2024

Notícias / Educação

 

24/06/2016 19h48

Acadêmica de Pedagogia tem artigo aprovado para evento em Portugal

Trabalho fará parte do II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância, realizado em Braga, na Universidade do Minho

 

A acadêmica do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da SETREM Andrieli Taís Hahn Rodrigues teve artigo aprovado para o II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância, que será realizado nos dias 14 e 15 de julho em Braga - Portugal, na Universidade do Minho. Sob orientação da professora Dra. Rúbia Emmel, a acadêmica produziu um artigo acerca de reflexões sobre o projeto "Jardim De Infância” em uma turma de maternal, com crianças na faixa etária de dois a três anos, em uma instituição de Educação Infantil da Rede Pública de um município da região Noroeste do Rio Grande do Sul.


O projeto de intervenção foi planejado no componente curricular de Estágio Supervisionado I - 0 a 5 anos. "A partir das observações realizadas nesta turma do maternal, foi planejado e elaborado o projeto de intervenção, o qual teve o objetivo geral de conhecer a importância do ser criança, sua valorização, cuidado e educação. Considerando que a infância é reconhecida como a etapa do brincar, imaginar, criar e recriar histórias e brincadeiras foi elaborado um projeto de intervenção que possibilitasse as crianças viver a infância, pois o contexto de observação evidenciou a necessidade do brincar, aprender, se divertir e perceber-se como parte integrante de uma sociedade, promovendo a autonomia e a criatividade”, explica Andrieli.


O método utilizado foi a pesquisa-ação, com a interação da acadêmica enquanto professora pesquisadora com as crianças. "A partir das vivências e observações, surgiram relatos e reflexões, gerando anotações que foram registradas no diário de bordo visando narrar experiências de aula e, após as análises, foi elaborado o relato de experiência. Esta análise evidenciou a importância das atividades lúdicas na Educação Infantil, que tiveram o intuito de elevar a autoestima da criança e possivelmente facilitar a percepção de sua importância, auxiliando/melhorando na interação entre os colegas e as professoras”, complementa a acadêmica.


As atividades foram realizadas enfatizando o elo da infância e o colorido desabrochar da primavera, de forma lúdica, dinâmica e prazerosa, possibilitando as crianças a participação com opiniões e expressões. "Foram utilizadas histórias (de varal, livros), as atividades foram realizadas de forma prática, privilegiando assim a criação e desenvolvimento da motricidade fina da criança. Percebeu-se ao finalizar a intervenção do estágio o quanto as crianças foram estimuladas e desenvolveram-se integralmente, pois tiveram acesso a várias linguagens, demonstravam-se instigadas a novos desafios, novas aprendizagens com relação ao desenvolvimento da identidade e da autonomia, percebiam-se como parte integrante de um grupo, e interagiam mais com as outras crianças, expressavam suas opiniões e a criatividade”, conclui Andrieli.






 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633