zulupa.com.br
quinta-feira,25 de abril de 2024

Notícias / Educação

 

03/08/2015 22h11

Engenharia de Produção usa a Robótica em atividade de Bill of Material

O objetivo da atividade foi de aplicar a teoria na prática quanto ao desenvolvimento da Estrutura de Produto

 

Acadêmicos de Engenharia de Produção da SETREM participaram, na terça-feira, 28, de atividades envolvendo a Robótica no componente curricular de Planejamento e Controle de Produção (PCP). O objetivo foi aplicar a teoria na prática quanto ao desenvolvimento da Estrutura de Produto (BOM – Bill of Material). A docente Loana Taborda enfatiza que a BOM possui uma posição de destaque entre as informações fundamentais, pois representa o primeiro passo para a elaboração de uma base de dados de produto. A aula contou com apoio da docente de novas tecnologias da SETREM, Ana Machado.


"É importante destacar a importância da Bill of Material como sendo um ponto comum para integração entre o sistema ERP (Enterprise resource planning), possibilitando a consistência das informações, e evitando o que se diz pela expressão "entra lixo, sai lixo”, do inglês "garbage in, garbage out”, destaca Loana. A aula de PCP integrada com a Robótica possibilitou aos acadêmicos realização de simulações de células de montagem, controle de tempos de produção, análise do impacto do retrabalho e análise e discussão da importância das informações consistentes para o cálculo de MRP e geração das ordens de produção e instruções de trabalho.


As etapas


Para o desenvolvimento da atividade, foi proposta a montagem de uma esteira seletora, onde inicialmente os acadêmicos receberam somente as caixas com peças Lego e precisaram pensar em como criar e automatizar o processo de seleção de produtos utilizando aquele material, tendo por finalidade a montagem da esteira.


Na segunda etapa, os acadêmicos foram apresentados a um protótipo pronto de uma esteira seletora já programada, onde novamente foram desafiados a esta montagem, agora podendo visualizar o modelo já montado a partir deste criarem a sua própria esteira seletora.


Na terceira etapas eles receberam os manuais e novamente fizeram a montagem da esteira seletora, agora com a descrição dos passo a passo da atividades. Após a montagem foi aplicada a programação com a finalidade de automatizar o processo de seleção de peças.


Situações reais


A montagens deste protótipo, nas três etapas, serviu como uma forma de demonstração de situações reais dentro das empresas, onde em alguns casos o produto pode ser finalizado de forma incompleta, o que acarreta em retrabalho. "Ainda dentro deste contexto, destacou-se a importância de se ter em mãos as informações corretas, neste caso o manual de montagem da esteira. A robótica foi aplicada como ferramenta para a criação de um protótipo real de uma indústria. A programação utilizada teve como finalidade demostrar a funcionalidade de uma esteira seletora. A atividade foi bem recebida pelos acadêmicos pela facilidade que a mesma proporciona para o entendimento através da visualização prática do funcionamento de um sistema de seleção e como este acontece na prática”, conclui Loana.


Confira mais fotos da atividade: Robótica na Engenharia

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633