zulupa.com.br
sexta-feira,26 de abril de 2024

Notícias / Educação

 

24/05/2015 10h14 - Atualizado em 24/05/2015 10h20

Enem 2015: Inscrições iniciam na próxima segunda-feira

As inscrições para o maior vestibular do Brasil, o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, ocorrem entre as10h do dia 25 deste mês e as 23h59 do dia 5 de junho, no site da Inep (www.inep.gov.br).

 

Este ano, é obrigatório ter um endereço de e-mail para fazer a inscrição. O Ministério da Educação (MEC) rejeitará a inscrição de mais de um candidato com um mesmo e-mail. Os cartões de confirmação também serão enviados apenas por correio eletrônico.

As inscrições são gratuitas para alunos concluintes do ensino médio em escolas públicas. Para alunos de escolas particulares, o valor da inscrição é R$ 63,00. As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro.

Sobre o Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio foi criado em 1998 com o objetivo de diagnosticar a qualidade do ensino médio no país. Em 2009, passou a ser utilizado como mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior. É uma prova aplicada anualmente pelo MEC, por meio do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O exame é composto de 180 questões e uma redação, realizado em dois dias de prova, no segundo semestre. Mas atenção, as inscrições acontecem entre maio e junho, peloportal.inep.gov.br.

Para que serve?

O Enem tem como principal objetivo avaliar o desempenho escolar ao fim do ensino médio. O exame é utilizado como critério de acesso do participante a programas governamentais, como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que disponibiliza vagas em universidades públicas participantes; o Prouni (Programa Universidade para Todos), que oferece bolsas em instituições privadas de educação superior, sendo dirigido aos estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda per capita familiar máxima de trêssalários mínimos.

O Enem é também pré-requisito para firmar contrato pelo Fies (Financiamento Estudantil) e para a obtenção de bolsas de intercâmbio pelo programa Ciência sem Fronteiras.

Além de estudantes prestes a ingressar na graduação, ou que já estão no ensino superior, o Enem ainda serve para que adultos que não completaram o ensino básico na idade certa possam conseguir o certificado de conclusão do ensino médio.

Agora a nota do Enem também é porta de entrada para o Instituto Federal Farroupilha
Para ingressar em um dos cursos superiores ou técnicos subsequentes do IF Farroupilha no ano que vem, é preciso fazer a prova do Enem neste ano.

 

Autora: Tarciane Andres

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633