zulupa.com.br
sexta-feira,19 de abril de 2024

Notícias / Educação

 

22/11/2014 20h38

SETREM promove DeutschAutobahn: uma gincana pelas cidades da Alemanha

Atividade envolve alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio, com o objetivo de despertar o interesse dos alunos pela língua e cultura alemãs

 

A língua e a cultura alemãs estarão ainda em maior evidência na próxima semana, na SETREM. A Educação Básica da Instituição promove o DeutschAutobahn, uma gincana pelas cidades da Alemanha, envolvendo alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio. A atividade ocorre no Auditório da SETREM. Na segunda-feira, 24, às 13h30min, participam alunos do 5ºs e 6ºs anos do Ensino Fundamental. Na terça-feira, 25, às 08h30min, é a vez do 7º e 8º anos participarem. Na terça-feira à tarde, com início às 13h30min, estarão envolvidos alunos da 8ª série do Ensino Fundamental e do 1ºs e 2ºs anos do Ensino Médio.

O DeutschAutobahnocorre com a formação de grupos de quatro pessoas, em que cada aluno ganha, no início do jogo, um passaporte e um chaveiro com os objetos de auxílio. O tempo começa a ser contabilizado e os alunos têm duas horas para passar pelas estações e resolver o maior número de desafios propostos em cada parada. A cada quatro cidades percorridas e devidamente assinaladas no passaporte, o grupo faz uma parada no posto policial, onde o passaporte de um dos integrantes é entregue e o de outro começa a ser preenchido.

As estações do jogo são identificadas por nomes de cidades, escritas em placas amarelas. São 16 cidades da Alemanha espalhadas pela escola, sendo que cada cidade tem uma tarefa a ser cumprida, com perguntas e desafios. O grupo ganhador é aquele que conseguir acertar o maior número de desafios no tempo estipulado.

A criação do jogo

O jogo “Autobahn” foi criado pelo Goethe-Institut da Finlândia e está sendo realizado nas escolas parceiras PASCH no Brasil, como a SETREM. As autoestradas alemãs, die Autobahn, são mundialmente conhecidas pela sua boa conservação e pelo alto limite de velocidade permitido. Num país enorme como a Alemanha, as estradas representam a ligação entre diferentes paisagens, climas, costumes e sotaques. Seguras e conhecidas por não terem limite de velocidade, são um grande orgulho do país. Usando-se deste conceito, foi desenvolvido o jogo DeutschAutobahn, com o objetivo de despertar o interesse dos alunos pela língua e cultura alemã.

FOTOS: REPRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633