zulupa.com.br
sexta-feira,26 de abril de 2024

Notícias / Educação

 

17/10/2014 19h39 - Atualizado em 17/10/2014 19h41

UFFS - Campus Cerro Largo comemora participação expressiva de estudantes em projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão

O Campus Cerro Largo, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), foi o que teve o maior número de trabalhos apresentados durante o IV Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE) que ocorreu nesta semana em todos os campi da Universidade.

 

No Campus Cerro Largo, os 136 trabalhos aprovados foram apresentados nesta segunda-feira (13) e terça-feira (14). Para o coordenador adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus, professor Demétrio Alves Paz, isso demonstra que há pessoas engajadas em todas as dimensões da educação no Campus: “Isso é um dado importante porque mostra que há pessoas preocupadas e dedicadas em trabalhar, tocar seus projetos, levar adiante ideias, engajar alunos, ajudando-os na qualificação e no crescimento intelectual”, avalia o professor.

Já para o diretor do campus, Edemar Rotta, o grande número de trabalhos inscritos representa que há uma participação intensa na vida acadêmica. “Todos os docentes, servidores técnico-administrativos e acadêmicos, enquanto grupo, estão vivendo intensamente a atividade da universidade, não se restringindo apenas às aulas, mas se envolvendo nas demais atividades que ocorrem na nossa vida universitária ao longo do período de um ano ou semestre”, reflete Rotta.

No Campus Cerro Largo existem, atualmente, 111 projetos de pesquisa sendo realizados. O número de bolsistas neste âmbito aumentou cerca de cinco vezes desde 2010 e dobrou desde 2013. Na área de Ensino, o Campus tem projetos como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), em que estão vinculados 91 bolsistas em cinco subprojetos (Ciências Biológicas, Letras, Química, Física e Interdisciplinar). No Programa de Educação Tutorial (PET) atuam 12 bolsistas e o projeto abrange tanto o ensino quanto a pesquisa e extensão. Ainda existem 22 projetos de extensão em vigência no Campus.

Segundo o coordenador acadêmico do Campus, Ivann Carlos Lago, isso torna Cerro Largo um dos campi da UFFS com o maior número de bolsistas. Um exemplo é o número expressivo de acadêmicos envolvidos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) - Ensino médio: em toda a Instituição há dez bolsistas atuando e oito são do Campus Cerro Largo.

O número de trabalhos inscritos e apresentados no SEPE também tem aumentado em toda a instituição nos últimos quatro anos. Em 2014, os trabalhos aceitos totalizam 513 projetos de ensino, pesquisa e extensão nos seis campi. Em 2011 foram 231 trabalhos inscritos. “Nós chegamos a um número de fato expressivo, que demonstra a dedicação que há na UFFS nas dimensões da educação e também nos faz pensar no comprometimento que temos assumido com isso”, finaliza Demétrio.

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633