zulupa.com.br
quinta-feira,18 de abril de 2024

Notícias / Educação

 

29/08/2014 18h53 - Atualizado em 29/08/2014 18h54

UFFS – Campus Cerro Largo apresenta programa de Incubadora à comunidade

Projeto pretende potencializar a economia desta região prestando assistência a empresas de economia solidária

 

Foi realizado, nesta quinta-feira (28), o Seminário de Abertura da Incubadora Tecnossocial de Cooperativas e Empreendimentos Econômicos Solidários (ITCEES), no auditório da Unidade Seminário da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Cerro Largo. O evento contou com a presença do vice-reitor da UFFS, Antonio Inácio Andrioli, que relatou um histórico das cooperativas da região e mostrou como a Universidade pode contribuir para a inovação dos métodos de administração: “quando eu falo na experiência das cooperativas que frustraram, nós queremos, com a crítica, superar, mas quando eu falo da experiência positiva das cooperativas mistas dessa região, nós queremos manter e, ao mesmo tempo, inovar. Só dá para inovar a partir desta experiência e esta região tem uma riqueza cultural imensa com relação ao cooperativismo”, diz Andrioli.

O coordenador da Incubadora de Empreendimentos Solidários Unilasalle, Robinson Scholz, relatou a experiência dessa instituição na região de Canoas, em que trabalham desde 2002 com cooperativas de Catadores de Lixo. A ideia surgiu a partir de um debate em que foi questionado o que o poder público pode fazer com os sujeitos que não conseguem atender a normas das grandes indústrias e que, por isso, ficam à margem do sistema socioeconômico. “É uma cultura: somos pessoas criadas e formadas para a competição, nós temos que ser o melhor na escola, na faculdade, temos que tirar as melhores notas, preciso me formar antes ou melhor que meu colega. Por que eu tenho que ganhar o jogo? Por que eu não posso jogar de forma que todos que competem saiam felizes, e todos ganhem ao mesmo tempo e saiam comemorando. É a cultura capitalista que nos diz isso”, afirma Robinson.

É com essa consciência que surge a ITCEES, vinculada ao curso de Administração do Campus Cerro Largo. Segundo a coordenadora do programa, Louise Botelho, “a incubadora é exatamente aquilo que a comunidade vinha, nos debates, propondo para a instituição. Então, a proposta é de potencializar a economia desta região nos mais diferentes aspectos, principalmente no desenvolvimento rural, das cooperativas, dos empreendimentos econômicos solidários, pequenas agroindústrias, etc”, informa a professora.

O programa

A ITCEES, que pretende agir nos níveis de ensino, pesquisa e extensão, pretende incubar, no período de cinco anos, cinco empresas da região com o perfil da economia solidária. A Rede Missioneira da Agricultura Familiar (REMAF) já é uma empresa assessorada pelo programa. A REMAF é formada por várias cooperativas envolvendo 500 famílias de pequenos agricultores de 25 municípios missioneiros. Na sede da Incubadora, localizada na Unidade Seminário da UFFS - Campus Cerro Largo, a rede recebe uma sala com toda a infraestrutura necessária para a realização de suas atividades, como: acesso à internet, materiais de escritório, telefone, fax, além do apoio técnico de uma equipe multidisciplinar formada por professores do curso de Administração, 16 estudantes bolsistas e servidores técnico-administrativos.

O projeto também conta com a parceria de outras instituições: as prefeituras municipais de Cerro Largo e de Guarani das Missões, o Sicredi, Núcleo de Estudos de Cooperação (formado por professores de cinco campi da UFFS), a Coopacel, a Universidade Mondragon (Espanha), a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a URI.

As outras quatro empresas serão selecionadas até o final deste ano, por meio da indicação dessas instituições parceiras. O projeto, que tem vigência de dez anos, é financiado por programas como o Programa de Extensão Universitária (Proext), o CNPq e a Fapergs. 

 

 

Comente esta notícia

Mensagem  
Nome  
E-mail*  
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633