zulupa.com.br
quinta-feira,18 de abril de 2024

Notícias / Economia

 

26/06/2017 21h38

Vendas de máquinas agrícolas cresceram 17% em maio

Vendas de máquinas agrícolas cresceram 17% em maio

 

Em maio, as fabricantes de máquinas agrícolas tiveram mais um mês positivo de vendas no Brasil. Boletim divulgado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), na manhã desta terça-feira (6/6), em São Paulo, aponta alta de 17,6% no comércio de tratores e colheitadeiras no mês passado em relação a abril. Ao todo, foram vendidas 4.054 unidades, contra 3.446 em abril.

Com os dados de maio, o desempenho do setor nos primeiros cinco meses do ano melhorou em relação ao ano passado. De janeiro a maio de 2017, a indústria vendeu no país 17.262 tratores e colheitadeiras, ante 13.410 vendidos no mesmo período de 2016.

Exportações
No mercado externo, o comércio de máquinas agrícolas tem sido ainda melhor que internamente. Segundo a Anfavea, em maio, as empresas com fábricas no Brasil exportaram 1.321 unidades, 39% mais que em abril, quando foram embarcadas 948 unidades. Em relação ao mesmo mês do ano passado, houve alta de 72% nas vendas externas de máquinas. E, no acumulado do ano, houve avanço de 30,6%, para 4.526 unidades, contra 3.464 no ano passado.

A diretoria da Anfavea destacou, novamente, a safra recorde grãos do Brasil e a disponibilidade na oferta de financiamentos por parte do setor público, que motivou os produtores rurais a manterem investimentos na renovação do parque de máquinas. O presidente da Anfavea, Antonio Carlos Megale, acrescentou ainda que o relatório de maio reflete em parte os negócios realizados durante a Agrishow, principal feira de tecnologia agrícola da América Latina, realizada em maio, em Ribeirão Preto (SP). A diretoria da entidade acredita, inclusive, que a feira ainda impactará no desempenho do comércio nos próximos meses.

“Esse desempenho constante do segmento está bastante vinculado à estabilidade que tivemos do financiamento. Foi a primeira vez no passado recente que não tivemos interrupção da linha Moderfrota. E com o lançamento do próximo Plano Safra, a indústria está se preparando para atender a demanda, que continuar forte”, disse a vice-presidente da Anfavea, Ana Helena Correa de Andrade.

Fonte: Revista Globo Rural

 

Comente esta notícia

Mensagem  
Nome  
E-mail*  
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633