zulupa.com.br
sexta-feira,19 de abril de 2024

Notícias / Economia

 

27/03/2015 19h34 - Atualizado em 27/03/2015 19h37

Expoagro 2015 – Bons resultados são apresentados ao final da Feira

Com boa participação de público e expositores, encerrou na quinta-feira (26/03), na localidade de Rincão del Rey, município de Rio Pardo , a 15ª Expoagro Afubra.

 

De acordo com dados divulgados pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), passaram pelo parque 84 mil pessoas durante os três dias do evento. No espaço Casa da Emater, as atividades apresentadas pelos extensionistas visaram a sustentabilidade das propriedades rurais, não apenas nas questões de produção, mas também nos aspectos sociais, ambientais e econômicos. 

O engenheiro agrônomo e coordenador do espaço da Emater/RS-Ascar, Assilo Martins Corrêa Junior, expõe que a feira é uma oportunidade de estreitar as relações com os agricultores. “Nosso tema nessa edição, a sustentabilidade, atingiu o objetivo desejado de levar informação ao produtor e transferir essa tecnologia para a propriedade. O agricultor sai daqui com novas ideias e vai demandar mais, para nós extensionistas, nos municípios”, frisou Martins.

Um setor muito procurado pelos visitantes é o pavilhão da agroindústria familiar que, neste ano, contou com a participação de 150 expositores entre agroindústrias, artesanato e flores ornamentais. Também de acordo com informações divulgadas pela Afubra, foram comercializados mais de R$ 500 mil pelos expositores. Na área destinada ao artesanato rural no espaço da Emater, 30 artesãos divulgaram seus produtos tendo como base de produção materiais oriundos das propriedades rurais como, por exemplo, porongos, palha de milho, pinhas, entre outros. Segundo a coordenadora da parcela, Marinês Bock, os artesãos comercializaram aproximadamente R$ 17 mil nos três dias da Feira.

Outro destaque deste ano foi a parceria entre a Emater/RS-Ascar e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Extensionistas rurais e pesquisadores compartilharam os espaços das parcelas temáticas para melhor atender aos agricultores. “Essa parceria foi fundamental porque qualificou o nosso trabalho. Nós temos um trabalho de transferência da tecnologia para o campo, pois somos extensionistas rurais e faltava um pouco dessa parceria da pesquisa. Agora, nós temos até mais segurança para falar com o agricultor, porque temos um embasamento e um suporte técnico que veio com a Embrapa”, ressaltou Martins.

A supervisora do setor de implementação da programação de transferência de tecnologia da Embrapa Clima Temperado, com sede em Pelotas, Andréa Noronha, explica que essa parceria também contribuiu com o trabalho da equipe de pesquisadores, pois da mesma forma como é importante para a extensão saber o que a pesquisa tem de novidade para melhorar a vida dos agricultores no meio rural, para a Embrapa é importante saber o que pesquisar. “Essa parceria é muito boa e necessária. Os extensionistas têm uma relação direta com os agricultores, eles são a porta de entrada na nossa pauta de projetos. Pensamos que essa parceria pode resultar em informações melhores para o agricultor e que ele consiga traduzir isso em renda, em melhoria da qualidade de vida, e garantir a sucessão da sua família no meio rural. Esperamos que tudo isso seja fruto dessa parceria”, frisa Andréa.

Na 15ª Expoagro Afubra cerca de 70 extensionistas se revezaram no atendimento nas 11 parcelas temáticas e nas três unidades complementares que compuseram o espaço Casa da Emater. Assuntos referentes à apicultura, saneamento ambiental, cozinha demonstrativa, segurança e soberania alimentar, fruticultura, bovinocultura de leite, artesanato e turismo rural, secagem e armazenagem, ovinos, piscicultura e agroindústria familiar foram apresentados ao público visitante nos três dias da feira.

 

Foto: Tiago Bald
Autora: Jornalista Carina Venzo Cavalheiro

 

Legenda: Aspectos sociais, ambientais e econômicos das propriedades rurais foram abordados durante a 15ª Expoagro Afubra Legenda: Aspectos sociais, ambientais e econômicos das propriedades rurais foram abordados durante a 15ª Expoagro Afubra
Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633