zulupa.com.br
sexta-feira,26 de abril de 2024

Notícias / Economia

 

23/10/2014 10h32

Porto Mauá investe no cultivo de peixes

Tendo em vista o incremento na renda da pequena propriedade rural, o Município de Porto Mauá vem desenvolvendo trabalhos de assistência técnica junto aos produtores que vem desenvolvendo a piscicultura em suas propriedades rurais.

 

Alguns produtores já receberam capacitação através de cursos realizados via parceria: Município, SENAR e Sindicato Rural dos Empregadores de Tuparendi, sendo que hoje trabalha-se intensamente no que tange o manejo dos tanques, sendo os fatores mais observados,  a qualidade da água, manejo de alevinos e manejo alimentar.

Outra pratica que deve ser adotada ao final do ciclo de criação é a despesca e o abate dos animais, sendo que praticas como manter um nível mínimo de água no tanque para que a despesca não seja efetuada com os animais em contato com o lodo do fundo dos tanques. Logo após estes animais devem ser conduzidos o mais rápido possível a um local com água limpa e corrente para a depuração.

Em seguida deve-se acondiciona-los em água com gelo para que ocorra um atordoamento dos animais, sendo que essa condição de temperatura leve a maior parte do sangue do organismo para a cabeça, local este, onde ocorre a sangria. Com a adoção destes procedimentos obteremos uma melhor qualidade do produto final, pois o mito existente com relação a palatabilidade (gosto de barro) do peixe cultivado em tanques está diretamente relacionando a todos os fatores ligados a despesca.

 

Texto e foto: Rafael Britske e Oldair Parussolo - Técnicos em Agropecuária (Secetaria Municipal Agricultura e Meio Ambiente)

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633