zulupa.com.br
domingo,2 de fevereiro de 2025

Colunas / Variedades

 

16/05/2014 21h32 - Atualizado em 16/05/2014 21h40

Mesmo diante de tantos protestos contra o maior evento esportivo do planeta, os preparativos começaram em Santa Rosa

Sílvio Brasil Sílvio Brasil
Escritor, jornalista e radialista.

Copa do mundo

Ontem foi o Dia Internacional de Lutas contra a Copa do Mundo, manifestantes se reuniram no Centro de Porto Alegre para mais um protesto. O mesmo ocorreu em várias capitais e cidades sedes da copa. Vale lembrar que as Forças Armadas vão mobilizar 3,6 mil militares no Rio Grande do Sul durante a Copa do Mundo.
 
O início oficial da atuação das Forças Armadas será no dia 6 de junho e para mostrar a força contra aqueles que lutam por um Brasil mais humano, os militares mandaram um aviso para futuros manifestantes, “Estamos preparados”, destacou com veemência, o coordenador do Centro de Coordenação de Defesa de Área (CCDA) General de Divisão Manoel Luiz Narvaz Pafiadache.
 
Segundo ele, parte da tropa agirá como força de contingência, ficando de prontidão nos quartéis e sendo acionada somente por ordem presidencial a partir de um pedido do governo do estado. Para intimidar ainda mais qualquer intenção de manifestação contra a copa nas ruas do Brasil durante a realização do evento e dando um exemplo do poder de repressão, entre junho de 2013 e abril deste ano, os órgãos de segurança pública compraram mais de 270 mil granadas e projéteis de gás lacrimogêneo e de pimenta e 263.088 cartuchos de balas de borracha de diversos tipos e modelos.
 
 Nos últimos 11 meses, foram comprados pelas policias militares 113.655 granadas lacrimogêneo e 21.962 granadas de pimenta. Também foram comprados 134.731 cartuchos de gás de diversos calibres, que poderão ser  jogados sobre as multidões com lançadores de calibre 12, 38 e 40 para evitar que os policiais cheguem muito perto das pessoas. Os dardos podem cair no meio de massas a uma distância que pode variar entre cinco metros e 120 metros do atirador, em média.
Vale lembrar que durante as manifestações no inicio do ano houve denúncias de excesso ou mal uso de armas químicas por parte da policia, pessoas passaram mal, bombas de gás atingiram imprensa e residências, várias pessoas ficaram feridas por balas de borracha e de pimenta.
 
 

Em Santa Rosa ocorreu uma tentativa frustrada de pintar uma escultura em formato de bola no centro da cidade

Alheia a tudo isso está o município de Santa Rosa no estado do Rio Grande do Sul. Uma das rótulas da cidade, mais precisamente a “Rótula do Taffarell” onde uma a escultura do artista Jeferson Furtado,  retrata em ferro, a imagem do goleiro tetra campeão mundial com a Seleção Brasileira em 1994 Cláudio André Mergen Taffarel.
 
Recentemente foi instalada uma iluminação especial e colocadas bandeirinhas do Brasil no entorno da rótula para a Copa do Mundo. Hoje funcionários da prefeitura estavam no local para efetuar a pintura da bola que está no alto de dois mastros. A bola será pintada nas cores: Laranja que retrata a “Brazuca” bola da copa e Verde, amarelo, azul e branco representando as cores da bandeira do Brasil.
 
Em um primeiro momento foi tentado efetuar a pintura com tintas em spray, no entanto, sem sucesso, pois, a mesma escorria pela escultura e não proporcionava o resultado esperado. Diante do problema foi necessário adquirir uma tinta especial para pintar o ferro da bola.
 
Quando uma equipe da prefeitura comandada pelo ajudante de manutenção João Duarte Pacheco chegou à rótula não havia uma escada com tamanho suficiente e diante desse fato, a pintura da bola foi adiada para  a próxima segunda feira.
 
Conforme informações do Ajudante de Manutenção e Reparos da prefeitura  João Duarte Pacheco, todo material que está sendo usado para enfeitar as esculturas da rótula do Taffarell foi doação de uma empresa da cidade, ele só não soube informar  qual era a tal empresa.
 
Menos mal, pois, alguns cidadãos já estavam criticando a ação da prefeitura na rede de relacionamentos pessoais Facebook. Eles estavam sendo contrários a qualquer tipo de gasto que tenha relação com a copa.
 
Uma coisa é certa, em Santa Rosa a maioria vai torcer pela Alemanha!

 

Este artigo é de responsabilidade exclusiva do seu autor, não representando necessariamente a opinião do portal.

 

Comente estE ARTIGO

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633