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05/05/2013 15h08 - Atualizado em 05/05/2013 15h09

Dicas para evitar dores pelo uso excessivo de smartphones e tablets

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Os dispositivos portáteis estão cada vez mais presentes na vida das pessoas. O fato é que os smartphones, tablets e outros aparelhos móveis chegaram para ficar. Só em 2012 foram vendidos 16 milhões de smartphones no Brasil, segundo dados divulgados pelo IDC. Eles são usados não só no trabalho como também para lazer. A empresa NPD aponta que em 2015 a venda de notebooks deve superar as de tablets nos Estados Unidos. Mas essa popularidade toda tem seu preço: a saúde dos usuários pode ser seriamente comprometida ser não forem tomados certos cuidados com a postura.

O uso inadequado desses aparelhos pode levar a lesões e problemas de postura. Para saber quais são os cuidados que os usuários devem tomar ao usar dispositivos portáteis contamos com as dicas do ortopedista Fabricio Limeira.

Evite o uso de aparelhos portáteis para produção de textos longos

A demanda súbita em excesso sobre a musculatura do polegar, que não está preparada para isso, pode gerar dor local. Descontinue o uso e aplique gelo. Para elaboração de textos mais longos, procure utilizar teclados tradicionais (físicos).

Adote posições mais naturais possíveis

Tente adotar posições mais naturais possíveis para o uso destes aparelhos, sem que haja nenhum tipo de sobrecarga evidente em alguma parte do corpo. E, principalmente, faça uma rotatividade entre as posições.

Em caso de dor diminua a frequência de uso

No caso do surgimento de alguma dor que possa estar associada ao uso desses equipamentos, diminua a frequência ou se possível, afaste o uso dos mesmos por um período de pelo menos 1 semana e observe.

Use os aparelhos apoiados em superfícies correspondente à sua altura

Essa dica é importante para evitar problemas na coluna: tente utilizar tais aparelhos apoiados sobre alguma superfície de altura correspondente a sua estatura. Isso por si só irá evitar a adoção de posições e posturas inadequadas, principalmente a nível de coluna cervical e ombros.

Pratique atividade física regularmente

Para evitar lesões, procure praticar atividade física regularmente, pelo menos três vezes por semana. A prática de qualquer atividade física que seja de sua preferência irá evitar o sobrepeso e tornará sua musculatura mais fortalecida, o que melhora sua postura naturalmente, principalmente durante o manuseio despreocupado destes equipamentos. Além disso, tente praticar exercícios de alongamento, orientados por um profissional,visando manutenção e ganho de flexibilidade para suas articulações em geral.

Cuidado com o uso excessivo

O especialista sugere controlar o tempo de uso dos dispositivos móveis, e não exagerar no uso contínuo. O ideal é fazer pausas regulares de 10 minutos. Ele também alerta para que não se permaneça com seu pescoço inclinado para frente por longos períodos. Tal postura poderá gerar dor em sua musculatura dorsal como um todo.

Distribua o peso entre os membros superiores

Outra dica importante para evitar dores é a de equilibrar e distribuir o peso de maneira uniforme entre os membros superiores. O usuário também deve manter seus membros superior apoiados de maneira confortável.

 

 

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