zulupa.com.br
quinta-feira,18 de abril de 2024

Colunas / Saúde

 

06/10/2013 22h13 - Atualizado em 06/10/2013 22h15

Estudo aponta que fertilidade masculina aumenta na primavera

Diego Ariel Czycza Diego Ariel Czycza
Administrador Geral do Portal Zulupa
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Getty Images
Estudo mostra que taxas de fertilização aumentam de 67,9% no inverno para 73,5% na primavera

Segundo pesquisa, quantidade de sêmen com melhor motilidade e menos defeitos aumenta durante a primavera

Está tentando engravidar e não consegue? Talvez a recém-chegada estação do ano possa dar uma ajuda para o casal. É o que o mostra um novo estudo realizado pelo Instituto Sapientiae, ligado ao Grupo Fertility, em São Paulo. De acordo com a pesquisa, as taxas de fertilização aumentam de 67,9% no inverno para 73,5% na primavera. 

“Já sabemos que em outras espécies o aumento da fertilidade na primavera acontece tanto com a fêmea quanto com o macho. Estamos começando a entender, através de pesquisas e estudos nessa área, que o mesmo parece acontecer com seres humanos e, no caso deste estudo, com os homens especificamente. As causas não são totalmente conhecidas, mas tudo indica que o esperma é muito afetado durante períodos de muito frio ou muito calor”, explica Edson Borges Junior, médico urologista, especialista em medicina reprodutiva e presidente do Instituto Sapientiae.

Cuidados no dia a dia

O estudo acompanhou 1932 pacientes submetidas à fertilização in vitro (FIV) durante um ano: 444 na primavera, 469 no verão, 584 no outono e 435 no inverno. “Provavelmente, o tempo melhora o funcionamento do testículo por alterações hormonais. Na primavera, o sêmen contém mais espermas, com mais motilidade e menos defeitos. Mas, mesmo com esse aumento na taxa de fertilização, não aconselhamos que o casal faça o tratamento apenas durante essa estação do ano”, afirma Edson.

O médico lembra ainda que diversos fatores influenciam na fertilidade masculina e que cuidados no dia a dia fazem muita diferença para quem quer ter um filho. “Não beber e não fumar é fundamental. Automedicação também é um erro. Consulte um médico para entender quais medicamentos podem ser usados. Além disso, atividade física melhora a circulação testicular. E nunca é demais lembrar que o uso de anabolizantes pode levar os homens à esterilidade definitiva”, ressalta o médico.

 

Fonte: iG São Paulo

 

Este artigo é de responsabilidade exclusiva do seu autor, não representando necessariamente a opinião do portal.

 

Comentários

index.php/forum/index.php/topic r4 nintendo ds http://installation-r4.asktorihartman.com

r4 nintendo ds - 12/10/2013 04h49

 

Comente estE ARTIGO

Mensagem  
Nome  
E-mail*  
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633