Colunas / Saúde
11/05/2011 22h06 - Atualizado em 28/02/2013 20h15
Manchas nas unhas? Estado de alerta
|
André e Josi
• André Lucino Sehn. 14 anos cabeleireiro e proprietário. Hair Designer formado pela Pivot Point
• Josiane Luiza Ames. 4 anos cabeleireira e proprietária. Colorista formada pela academia educacional Keune Master
|
Você já ouviu dizer que uma manchinha branca nas unhas é sinônimo de sorte, e que quando ela chega a ponta dos dedos, uma surpresa será revelada? A surpresa pode ocorrer, como também pode ser desagradável. Manchas nas unhas são sinais de que algo no organismo não vai bem. Podem ser indicações de problemas gravíssimos, como falta de nutrientes, estresse, cirrose hepática, insuficiência renal e até doenças no coração.
De acordo com Letícia Balbino, responsável pelo desenvolvimento científico do Balbpharm Institute, a Síndrome das unhas frágeis (SUF), é uma das queixas mais comuns. Afeta quase 50% da população e estima-se que atinja até 80% das mulheres adultas. Para o tratamento, Letícia indica cosméticos à base de extrato de porcelana efervescente.
Outro problema é o aparecimento de manchas em pontos isolados ou de forma difusa. Podem ter causas diversas: pequenas e brancas costumam ser causadas por deficiência nutricionais de zinco, e as amareladas podem estar saturadas de resíduos de esmaltes escuros, bronzeadores ou nicotina do cigarro. Se persistirem, podem ser sinais de diabetes. Existem ainda outros problemas como onicocriptose, que são as unhas encravadas, ou paroniquea que são as unhas com espessura exagerada, comumente acometidas por micose.
A matriz é o ponto inicial das unhas, e qualquer problema nela pode causar danos irreparáveis podendo deixar a unha com defeito ou até fazendo ela não nascer mais. Quando o assunto é micose um dermatologista deve ser consultado; Leticia orienta que à mais de 2 mil tipos de fungos causadores de micose, e só um exame detalhado pode definir o tratamento adequado.
Saber identificar a origem do problema é fundamental, pois uma unha desidratada pode ser confundida com micose por um olhar mais treinado.
Para os profissionais de beleza, a regra é estar bem informado sobre os problemas nas unhas e indicar um especialista ao sinal deles. A dor é um excelente termômetro para não realizar qualquer procedimento nas unhas. Cuidado com os pacientes diabéticos e com doenças vasculares, assim como tabagistas. Para a segurança do profissional, além das luvas, se faz necessária prevenção por meio de vacinas, como a do tétano e de hepatite B.
Pesquisadores já comprovaram que os óleos essenciais possuem propriedades curativas, mas não se pode aplicar cosméticos sobre a pele irritada ou lesionada. Evitar limpar as sobras de esmalte sobre a pele e respeitar o uso de luvas e mascaras de proteção evitam a intoxicação crônica e alérgica adquiridas pelo uso repetitivo de substâncias químicas.
Pequenos sinais podem mostrar grandes problemas nas pontas dos dedos.
|
Este artigo é de responsabilidade exclusiva do seu autor, não representando necessariamente
a opinião do portal.
Comentários
meu filho tem uma mancha meio avermelhada ou marron clara na unha de uma das mãos. O que poderá ser isso? Estou preocupada. Aguardo retorno obrigada, Neuza
Neuza Amaro - 04/12/2013 12h17
TENHO UMA MANCHA ARROXEADA NA UNHA DA MÃO DOI
SUELENE PETRY - 31/08/2012 15h30