zulupa.com.br
sexta-feira,19 de abril de 2024

Colunas / Saúde

 

04/04/2011 21h13

Contaminação sem cores, gostos e sabores

Daniel Arsand Daniel Arsand
Dr. em Química Analítica Ambiental e Coordenador do eixo Meio Ambiente do Instituto Federal Farroupilha.

A contaminação de recursos hídricos é bem conhecida e difundida. Além dos já conhecidos problemas no que tange à degradação de recursos hídricos, surge uma nova classe de contaminantes: substâncias ativas, como medicamentos, metabólitos e produtos de higiene pessoal. Com a utilização cada vez maior de substâncias ativas para os mais diferentes fins (sabonetes com antibióticos, xampus com princípios ativos, ...), estas substâncias se tornaram um problema ambiental novo, ganhando parte da atenção dada anteriormente somente a poluentes clássicos.
Os primeiros estudos sobre a presença de fármacos no ambiente foram feitos na década de 70. Na faixa de concentração de μg L-1 (milionésimos de grama por litro), foram encontrados em efluentes de estações de tratamento de esgoto (ETE) nos Estados Unidos. Em países desenvolvidos o tratamento de efluente é realizado de forma integrada. Os efluentes gerados em suas diferentes fontes - hospitais, clínicas médicas, indústrias e de demais origens - são direcionados para uma estação de tratamento de efluentes. O mesmo não ocorre em países em desenvolvimento, como o Brasil, onde apenas pequena parte dos esgotos gerados é canalizada e tratada.
Estas substâncias, como hormônios e antibióticos, são eliminados em esgotos domésticos e, pelas baixas concentrações, não atribuem cor, gosto ou sabor na água onde se encontram. Como no Brasil este esgoto doméstico não é coletado em sua grande parte, estas substâncias atingem águas superficiais, e a parte coletada chega a sistemas de tratamento de águas que se encontram despreparados para tratar este tipo de contaminação e não removem estas substâncias das águas. Como consequência, a presença de substâncias ativas nos efluentes auxilia no desenvolvimento do aumento de resistência de microrganismos e vários problemas de saúde em ambientes aquáticos.
A cada ano, os antibióticos fazem menos efeito sobre os microrganismos. Antibióticos outrora usados com cautela, agora tem seu uso bastante difundido, devido a maior resistência destes organismos desenvolvida devido ao contato com estes antibióticos em efluentes.
Vários problemas de saúde são atribuídos à presença destas substâncias em águas. Nosso sistema endócrino é um dos afetados e por isto muitas delas são conhecidas como desreguladores endócrinos, ou disruptores endócrinos. Em organismos aquáticos, a feminilização e a masculinização destes organismos são bem conhecidos.
O saneamento básico tem sido uma fala constante de nossos governantes e tem sido colocado como prioridade para as próximas décadas. A coleta de esgotos em 100% e seu tratamento adequado estão nestes objetivos. Realmente, é o primeiro passo a ser dado para assegurarmos condições de saúde a todos e nos protegermos desta contaminação invisível.

 

Este artigo é de responsabilidade exclusiva do seu autor, não representando necessariamente a opinião do portal.

 

Comente estE ARTIGO

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633