zulupa.com.br
quinta-feira,18 de abril de 2024

Colunas / Saúde

 

09/03/2011 23h25 - Atualizado em 19/03/2011 10h49

Evolução técnica em Implantodontia (Implantes Dentários) - Carga Imediata

Silvio Hernando Angelin Silvio Hernando Angelin
Cirurgião Dentista. Especialista em Implantodontia

O princípio da implantodontia baseia-se na formação de tecido ósseo sobre a superfície do implante, a esse fenômeno dá-se o nome de osseointegração. Desde as primeiras pesquisas sobre osseointegração, ficou estabelecido que os implantes deveriam passar por um período de cicatrização de 3 a 6 meses.Durante esse período, a aplicação de cargas funcionais sobre os implantes deve ser evitada e somente então se dá início à reabilitação protética dos pacientes.

No entanto, com as altas taxas de sucesso obtidas com o progresso na terapia e inovações tecnológicas, diferentes técnicas têm sido propostas a fim de reduzir o tempo entre a instalação do implante e a colocação da prótese. O protocolo de instalação de implantes em fase única envolve a aplicação de carga funcional imediata nos implantes, ou seja, a colocação de uma prótese provisória, em oclusão, no final do procedimento cirúrgico. Esta técnica representa uma alternativa viável, quando indicada corretamente e quando certos pré-requisitos forem seguidos, para a reabilitação de pacientes com perda total ou parcial dos dentes.

As vantagens dessa técnica são:

- diminuição do tempo de tratamento;

- o paciente é submetido a um único procedimento cirúrgico;

- o paciente recebe uma prótese provisória fixa sobre os implantes após a cirurgia ou, em alguns casos, dentro de uma semana;

- em casos de extrações dentárias seguidas da colocação do implante (implante imediato), a vantagem dessa técnica consiste na manutenção da arquitetura gengival do dente a ser substituído, possibilitando um melhor resultado estético.

Apesar dos avanços, alguns pontos não podem ser negligenciados, como um correto diagnóstico, minucioso planejamento cirúrgico e uma precisa execução cirúrgica. O cuidado na seleção de pacientes para serem submetidos a essa técnica deve ser redobrado. “O alto índice de sucesso se deve a uma correta indicação da carga imediata”.

 

Implante Dentário Implante Dentário

Este artigo é de responsabilidade exclusiva do seu autor, não representando necessariamente a opinião do portal.

 

Comente estE ARTIGO

Mensagem  
Nome  
E-mail*  
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633