zulupa.com.br
sábado,20 de abril de 2024

Colunas / Saúde

 

26/10/2011 22h19

A alimentação na estação mais quente do ano

Greici Oliveira Greici Oliveira
Bacharel em Química de Alimentos/UFPel. Mestre em Ciência e Tecnologia Agroindustrial/UFPel. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Agroindustrial/UFPel.

Verão é tempo de praia, de banho de sol e banho de mar. Contudo a diversão não pode ser desculpa para diminuir os cuidados com o corpo. Não apenas para manter a boa forma, mas principalmente, para garantir a saúde. Assim, é preciso ter atenção redobrada já que o surgimento de intoxicações alimentares e o risco de desidratação aumentam nessa estação do ano.
Como nessa época, o refúgio das pessoas à praia é grande, o cardiologista e nutrológo Dr. Daniel Magnoni, alerta "O ideal é que se evite o consumo de alimentos em quiosques que não tenham infraestrutura adequada e os alimentos vendidos por ambulantes, pois muitos possuem grande potencial de contaminação através dos molhos e cremes. Além disso, o consumidor deve verificar se o produto está dentro do prazo de validade".
Recentemente o Globo Repórter consultou os maiores centros de nutrição do país, e eles criaram uma lista surpreendente dos alimentos mais indicados para o verão. 
Segundo o programa, em terceiro lugar ficou a melancia, que gelada, é um dos símbolos do verão, uma paixão brasileira. A melancia está no auge de sua safra, está mais doce e é um alimento considerado refrescante pela grande quantidade de água. Por seu teor de carboidratos, ela é uma fruta que une hidratação e energia, explica o nutrólogo Mauro Fisberg, da Universidade Federal de São Paulo.
O segundo colocado da lista derrubou a proteína preferida do brasileiro. No lugar da carne, ficou o peixe, indicado por seis das dez universidades consultadas. O alimento mais indicado para o verão, e que assumiu a primeira colocação na pesquisa, foi a água de coco. “Primeiro, porque ela refresca. Você consome a água de coco gelada. Junto dela, vem o potássio, cálcio e magnésio, e estes minerais são importantes para a saúde humana”, diz o Engenheiro de Alimentos Fernando Abreu, da Embrapa. A água de coco é boa para o coração e outros músculos. Evita as cãibras, como a banana. Contudo a água de coco tem uma vantagem: quase nada de gordura e pouquíssimas calorias.
Além da água de coco, peixe e melancia que ocuparam as primeiras posições na lista, os especialistas entrevistados também recomendaram a ingestão de alface, laranja, feijão, iogurte e arroz na estação mais quente do ano.

 

Este artigo é de responsabilidade exclusiva do seu autor, não representando necessariamente a opinião do portal.

 

Comente estE ARTIGO

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633