zulupa.com.br
domingo,5 de maio de 2024

Colunas / Pet

 

10/04/2011 20h58 - Atualizado em 15/11/2011 19h03

Rede Globo incentiva preconceito contra animais

Simone Rauber Würfel Simone Rauber Würfel
Médica Veterinária - Universidade Federal de Pelotas

No capítulo do dia 04 de abril de 2011 da novela Insensato Coração, tivemos o desprazer de assistir uma cena lamentável. Na cena em questão, aparece um gato em cima do capô do carro de Carol (personagem grávida da atriz Camila Pitanga), a qual pede a uma amiga que retire o animal do local porque ela não pode chegar perto, pelo risco de contrair toxoplasmose.
É impressionante o fato da emissora de maior audiência do país, assistida por milhões de brasileiros, que possui grande influência na formação de opiniões e que faz questão de divulgar que tem responsabilidade social, permitir a exibição de uma cena preconceituosa como essa, produzida por uma equipe completamente desinformada sobre o assunto.
Infelizmente, não é a primeira vez que os gatos são acusados de serem os responsáveis pela toxoplasmose, o que não é verdade.
A toxoplasmose é uma doença causada pelo Toxoplasma gondii, protozoário encontrado na natureza que pode infectar mamíferos, aves e o homem.
O gato e outros felídeos são os únicos hospedeiros definitivos, ou seja, nos quais o parasita pode realizar todo seu ciclo de vida. Quando infectados, eliminam os oocistos (forma infectante) nas fezes, que contaminam o ambiente. No entanto, os felinos normalmente eliminam o protozoário somente na primeira vez que são infectados, que geralmente ocorre quando filhotes pela ingestão de presas contaminadas, tendo duração de poucos dias. Depois disso, adquirem imunidade e normalmente não eliminam mais o agente nas fezes.
O homem pode contrair a doença somente se entrar em contato com as fezes infectadas do gato após 3 dias expostas no ambiente, e ainda assim teria que ingeri-las ou acidentalmente colocar a mão na boca, o que pode ser tranquilamente evitado com medidas básicas de higiene. Não existe a possibilidade de contaminação somente por encostar ou acariciar um gato.
O principal modo de transmissão da doença é por via digestiva, pela ingestão de oocistos esporulados nos alimentos, no solo e na água, ou por ingestão de carne contaminada com cistos. Ainda pode ocorrer por ingestão de água contaminada, transfusão de sangue ou transplante de órgãos. A forma mais comum de contaminação é pela ingestão de carne crua ou mal cozida e verduras mal lavadas.
Mulheres grávidas, ao contraírem a doença durante a gestação, correm o risco de aborto ou nascimento de bebês com uma síndrome conhecida como Tétrade de Sabin. Mães previamente infectadas não podem transmitir a doença para os bebês, a menos que ocorra uma reagudização devida à imunossupressão. Estima-se que hoje, 1/3 das pessoas adultas já tenham tido contato com o agente e, portanto, possuem imunidade contra ele. Normalmente, quando a doença é adquirida pelos animais ou pelo homem não ocorrem sinais aparentes, passando despercebida. No entanto, pode causar a morte de indivíduos imunossuprimidos ou levar à formas graves da infecção.
A toxoplasmose pode ser evitada com medidas higiênicas como, lavar as mãos antes das refeições, usar luvas durante o manuseio do solo e carnes, cozinhar ou curar carnes de forma adequada, lavar bem as frutas e vegetais crus, destinar adequadamente as excretas dos gatos, de preferência com uso de caixa de areia trocada diariamente e com luvas, alimentar seu gato com rações seguras e controlar os roedores.
Não há risco algum de contrair a doença pelo contato direto com gatos. Qualquer pessoa, inclusive mulheres grávidas, pode tranquilamente conviver com gatos sem se preocupar com o risco de contrair toxoplasmose através dele.
É preciso esclarecimento e bom senso quando o assunto são os animais, pois informações equivocadas podem levar ao abandono e até mesmo ao sacrifício de muitos deles.   

 

Campanha da PEA - Projeto Esperança Animal. Campanha da PEA - Projeto Esperança Animal.

Este artigo é de responsabilidade exclusiva do seu autor, não representando necessariamente a opinião do portal.

 

Comentários

PARABENS,ESSA EMISSORA TEM VARIOS PRECONCEITOS ,QUE PESSOAS DESAVISADAS ,NÃO PERCEBEM:GORDOS .VELHOS ,ANIMAIS,MULHERES SOTEIRAS ,MULHERES QUE NÃO TIVERAM FILHOS ETC É UMA VERGONHA,MELHOR É NÃO ASSISTIR

TERESA DA SILVA - 06/01/2013 21h52

A TV GLOBO NA NOVELA SALVE JORGE DISCRIMINA GROSSEIRAMENTE MULHERES QUE NÃO CASARAM E OU NÃO TIVERAM FILHOS CHAMANDO DE RECALCADAS E OUTRO ADJETIVOS ,COMO NA SENA DE ONTEM ISSO É PRECONCEITO DA ERA DA PEDRA,CASAR E TER FILHOS PODE SER OPÇÃO

TERESINHA DA SILVA FERNANDES - 06/01/2013 21h44

Ótimo esclarecimento, parabéns!

Denise - 18/08/2011 16h02

Muito bom fazer este esclarecimento a população,para que as pessoas não comecem abandonar esses animais pelas informações erradas que são transmitidas e pelo medo de estar contraindo a toxoplasmose livram-se de seus felinos,criando um problema ainda maior o ''abandono'',que aliás está se multiplicando grandemente em Santa Rosa,parabéns pela matéria

Rosane Borsekowske - 03/07/2011 21h43

Em uma sociedade como a nossa a falta de conhecimento, geram atitudes de preconceitos e generalizaçao como essa em rede nacional....uma vergonha!! parabens muito bem escrito....

Luciane - 14/04/2011 11h39

 

Comente estE ARTIGO

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633