zulupa.com.br
sexta-feira,3 de maio de 2024

Colunas / Pet

 

09/03/2011 22h56 - Atualizado em 30/04/2011 21h53

A chegada do filhote em sua casa

Simone Rauber Würfel Simone Rauber Würfel
Médica Veterinária - Universidade Federal de Pelotas

Você acaba de adquirir um lindo filhote e antes mesmo de levá-lo para casa, já fica imaginando como será conviver com ele e tudo que farão juntos. Afinal, ele será seu novo amigo e ficará ao seu lado por muitos anos. No entanto, é importante lembrar que no início essa relação pode ser difícil, pois o animal está sendo submetido a uma situação anormal do seu dia-a-dia, que antes era ao lado de sua mãe e irmãos, dos quais ele vai sentir muita falta. Nas primeiras noites, provavelmente ele vai chorar, uivar e arranhar a porta. E você, perder noites de sono tentando acalmá-lo por inúmeras vezes. A paciência e compreensão serão fundamentais para garantir o início de uma grande e sólida amizade, porém, algumas dicas podem ajudar você a entender melhor o que seu filhotinho está sentindo e desta forma, aprender a contornar essa situação:

- Logo que chegar em casa, deixe-o à vontade para que se familiarize com o local e novo ambiente, depois, mostre a ele o local onde ficará sua cama.

- O local onde seu filhote irá dormir deve ser quieto, limpo, arejado e sem correntes de vento. Esse local precisa estar definido antes de sua chegada para que ele perceba que ali é seu território.

- Arrume uma caminha ou caixinha limpa e confortável para ele dormir. Coloque na cama dele um cobertor ou pano que tenha o cheirinho da “mamãe”.

- Um despertador pode ser colocado em baixo das cobertas, pois o barulho do “Tic-Tac” faz com que ele imagine que sejam as batidas do coração de sua mãe ou irmãos.

- Outra coisa que se pode fazer é colocar uma bolsa de água morna em baixo do cobertor, isso faz com que ele sinta como se estivesse encostado em sua mãe ou irmãos, além disso, o mantém aquecido.

- A televisão ou o rádio podem ser mantidos ligados em volume baixo durante a noite para que ele não se sinta tão sozinho.

- Deixe sempre água fresca à disposição e troque essa água regularmente.

- Procure manter a mesma alimentação que ele recebia anteriormente e se quiser mudá-la, faça de forma gradativa. Forneça alimento de 4 a 5 vezes ao dia e em pequenas quantidades.

- Brincar com seu filhote antes de dormir ajuda a deixá-lo cansado e assim dormirá melhor. Deixe também alguns brinquedos disponíveis para ele.

- Coloque-o para dormir e deixe-o sozinho, se ele choramingar repreenda-o uma única vez, depois simplesmente ignore. Mesmo que seja difícil, é a melhor forma de discipliná-lo, logo ele aprenderá a dormir sozinho durante toda a noite e você não terá que levá-lo pra sua cama toda vez que ele reclamar.

- Dê bastante carinho e atenção ao seu filhote, isso diminui o estresse e melhora cada vez mais a relação entre você e seu cãozinho. Porém, certifique-se de que ele conheça as regras da casa e aprenda a respeitar o(s) dono(s).

Não esqueça de levar seu amigo ao veterinário para realizar um exame completo e receber orientações.

 

Este artigo é de responsabilidade exclusiva do seu autor, não representando necessariamente a opinião do portal.

 

Comentários

Ótimas dicas, adoreei a coluna Parabéns.

Jenifer - 16/03/2011 11h29

Ah, se eu tivesse lido este artigo antes...

Aline - 12/03/2011 01h40

 

Comente estE ARTIGO

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633