zulupa.com.br
segunda-feira,9 de dezembro de 2019

Colunas / Gospel

 

28/10/2019 17h44 - Atualizado em 28/10/2019 17h45

Evangelho do dia – Pão da vida!

Padre Renato dos Santos Padre Renato dos Santos
Padre Renato dos Santos, natural de Rio do Sul, SC – é sacerdote católico.

É graduado em Filosofia e Teologia. Fez Pós graduado em Educação e Mestrado em Teologia.

Pertence a Congregação Salesiana de Dom Bosco.

Atualmente é o Ecônomo da Inspetoria Salesiana São Pio X, com sede em Porto Alegre.

Tem por Lema Sacerdotal: "Ai de mim se não evangelizar". 1Cor. 9,16
 
Segunda-feira, 28 de outubro de 2019 - São Simão e São Judas - Apóstolos
 
Lucas 6,12-19
— O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
12 Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. 13 Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: 14 Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15 Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; 16 Judas, filho de Tiago, e Judas Is­cariotes, aquele que se tornou traidor. 17 Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 18 Vieram para ouvir Jesus e ser curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. 19 A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
 
 
Reflexão
Infelizmente ainda não alcançamos o grau necessário de silêncio interior. Quase não vivemos mais o momento presente. Fazemos uma ação com a cabeça pensando em outra. E acabamos por não nos permitir parar e silenciar  interiormente. A agitação frenética frequente não nos permite silenciar para refletir em profundidade a vida e as coisas da vida. Tornamo-nos, por isso, superficiais até nas ações ordinárias. As coisas do mundo nos distraem de tal forma que acabamos por não nos escutarmos a nós mesmos. Isso é grave.  Quem não se escuta, não escuta. Não escutamos as outras pessoas e, muito menos a Deus, que fala no silêncio. Aliás, é no silêncio interior que nos encontramos com o Senhor de forma singular. Como é importante aprender a apropriar-se do silêncio. Tenho dito que o silêncio é o cinzel com o qual Deus se serve para burilar nossa alma. E Jesus nos ensina a largar tudo e subir a montanha para rezar. Trata-se de um grande testemunho de intimidade com o Pai e, ao mesmo tempo um grande convite para que deixemos de lado as tantas preocupações da vida, que não nos levam a lugar algum, e nos coloquemos mais confiantemente nos braços de Deus, através do silencio e da oração.
 
 
 
Oração: Senhor Jesus, modelo de silêncio e oração que fecundam a alma, ensina-me a rezar mais e melhor. Dá-me a graça de provar a fecundidade do silêncio interior em Tua companhia. Permite-me estar a sós Contigo para poder ouvir o que  Tens a me dizer. Fala Jesus! Fala na intimidade do meu coração tantas vezes atribulado com os apelos do mundo. Liberta-me das coisas inúteis e periféricas do dia-a-dia para me ater mais ao essencial. Somente Tu, Jesus, és o essencial em minha vida. Convence-me, Jesus, que as grandes decisões, aquelas que efetivamente mudarão o rumo e darão novo sentido ao meu existir, devem passar pela fecundidade da oração e do silêncio interior.  Livra-me das decisões erradas ou equivocadas. Vem, Jesus, em meu auxílio. Confio a Ti tudo aquilo que está fora do meu alcance e das minhas capacidades e possibilidades. Faze que no silêncio interior eu possa escutar  Tua doce voz, que me chama ao Teu seguimento. Amém.
 
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
 
-----------------------------------------------------
 
Padre Renato dos Santos - Salesiano de Dom Bosco

 

Este artigo é de responsabilidade exclusiva do seu autor, não representando necessariamente a opinião do portal.

 

Comente estE ARTIGO

Mensagem  
Nome  
E-mail*  
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633