zulupa.com.br
quinta-feira,25 de abril de 2024

Colunas / Gospel

 

16/09/2011 23h11 - Atualizado em 16/09/2011 23h39

Gaúchos Cristãos – Lenços na Cruz

Pr. Fernando Graffunder Pr. Fernando Graffunder
Pastor da Comunidade Evangélica Luterana São João de Três Vendas da cidade de Pelotas Rio Grande do Sul.

Setembro é o mês que dedicamos atenção especial à nossa pátria e também às tradições gaúchas. Oramos pelo Brasil, nossas autoridades e nosso povo. Pedimos que Deus nos faça viver em paz, que os governantes sejam honestos e que o povo seja atendido em suas necessidades.
As tradições gaúchas são um convite aos bons costumes, ao respeito e para a alegria de viver. Especialmente quando conseguimos unir a estas tradições a mensagem do Evangelho.
A igreja sempre teve uma participação muito ativa com os habitantes dos pampas. Também esta tradição é mantida em muitos lugares e compartilhada em missas e cultos. Ainda na época da guerra dos farrapos, acontecia um momento de trégua e paz: os chimangos, representando o governo monarquista, trajando lenços brancos; e os maragatos, os revolucionários, trajando lenços vermelhos, amarravam seus lenços na cruz num sinal de reconciliação.
“Deus amou o mundo tanto, que deu seu único Filho (Jesus Cristo), para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna.” (João 3.16). É na cruz de Cristo que está a verdadeira reconciliação com o Pai Celestial (Patrão Santo). Quem estiver em paz com Deus irá buscar a paz com o seu próximo. Gaúchos cristãos precisam, ainda hoje, amarrar seus lenços na cruz de Cristo.
Gaúchos cristãos também são convidados a orar, como segue:

ORAÇÃO: Ó Pai Nosso que estás na estância do além, santificado seja o teu nome bendito. Venha até a gente a tua querência do bem. Teu santo projeto querido e a tua vontade seja realizada também, assim nos pampas como no céu. O pão nosso de cada dia dá-nos na mesa de hoje. E perdoa-nos a nossas ofensas, Senhor, na mesma quantia que a gente perdoa o irmão de toda peleia e ofensa e de qualquer confusão. Não nos deixes tropeçar, na tentação que virá. Livra a gente também do mal do pecado. Pois teu é o Reino, a Glória e o Poder. E para sempre, Deus Eterno, o há de ser. Amém.”

 

Este artigo é de responsabilidade exclusiva do seu autor, não representando necessariamente a opinião do portal.

 

Comente estE ARTIGO

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633