Colunas / Gospel
05/09/2011 20h26 - Atualizado em 05/09/2011 20h30
A morte é coisa séria
|
Pastor Volnei Schwartzhaupt
Pastor da Comunidade Evangélica Luterana São João
Santa Rosa - RS
|
“O último inimigo a ser vencido é a morte... Tragada foi a morte pela vitória” (1 Coríntios: 15.26,54).
A morte é vista e até celebrada de diversas maneiras conforme a cultura e a religião das pessoas. Em algumas culturas, a morte de um ente querido é celebrada com danças e banquetes. Em outras culturas, quando se está de luto se veste de preto ou de branco. Para alguns a vida termina com a morte, e para outros a vida tem um seguimento, sendo a morte uma passagem. E para alguns, ainda, a morte é uma piada.
Segundo a Palavra de Deus, a morte é coisa séria, tanto que ao falar com Adão e Eva sobre o fruto de qual árvore não deveriam comer no Éden, Deus alertou-lhes que se o comessem, morreriam (Gênesis 2.16,17). Quando Satanás tentou Eva, mentiu a ela, garantindo que não morreria ao comer daquele fruto, e seria igual a Deus (Gênesis 3.4,5). Quando Eva comeu do fruto e deu para Adão, ficaram com medo e vergonha, fugindo de Deus (Gênesis 3.7-9). A mentira de Satanás se confirmou logo adiante, em Gênesis 5.5: “Os dias todos da vida de Adão foram 930 anos, e morreu”. Como vemos em Gênesis 3 a 5, e 6 a 9, daí em diante a morte passou a fazer parte da história da humanidade. Por isso dizemos que a morte é coisa séria.
Felizmente o enredo da história humana não ficou na fatalidade. Em Gênesis 3.15 Deus promete a solução, a promessa do perdão, da vida e da salvação, cumprida com o envio do seu Filho amado, Jesus Cristo (João 3.16).
Quando vemos o apóstolo Paulo discorrendo acerca da vitória da vida sobre a morte, com a ressurreição do nosso Senhor Jesus Cristo que é a garantia da nossa (1 Coríntios 15), ele brada dizendo: “Graças a Deus que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo” (V. 57). E Jesus garante: “Porque eu vivo, vós também vivereis” (João 14.19).
Crendo nos benefícios da morte e ressurreição de Jesus Cristo para este tempo e para a eternidade (João 11.25-27), desfrutando e partilhando esta boa notícia do amor de Deus por nós, poderemos ter uma morte bem-aventurada (mais feliz), como lemos em Apocalipse 14.13: “Bem aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor”.
ORAÇÃO: “Ó Senhor Deus, muito obrigado pela revelação do teu grande amor por nós, através da morte e ressurreição do teu Filho Jesus Cristo. Assim a morte, mesmo sendo séria, não tem mais a primeira e nem a última palavra em nossa existência, e sim, a vida, pois a obra redentora de Cristo consumada na cruz se torna a ponte e o caminho que atravessa o abismo da morte e do inferno, dando-nos vida e salvação. Conserva-nos firmes nesta fé e esperança. Em nome de Jesus. Amém”.
|
Este artigo é de responsabilidade exclusiva do seu autor, não representando necessariamente
a opinião do portal.