Colunas / Cultura
06/08/2024 18h03
O cavalo do comissário
|
Paulo Schultz
Professor
|
"Cavalo do comissário" é uma expressão gauchesca que significa o favorecimento e o favoritismo de alguém numa disputa, exclusivamente pela posição de poder que a pessoa tem - o cavalo do comissário é aquele que nunca pode perder uma carreira, para não desagradar o comissário e seus parceiros.
Tudo deve ser ajeitado para que o cavalo do comissário seja o vencedor da corrida.
Se for preciso, se combina com o juiz da corrida, se utiliza de trapaça, se coloca uma boa quantia em dinheiro para influenciar o resultado, e, em último caso, se parte para o suborno, a coação ou a ameaça.
Vale tudo, para que se garanta o resultado - que o cavalo do comissário seja o vencedor.
Estamos a pouco mais de 60 dias das eleições municipais.
E pelo Rio Grande afora, com certeza existem centenas de cavalos do comissário.
Aqueles que estão "designados" para vencer a corrida eleitoral em seus municípios, se elegendo prefeitos para que os comissários locais e seus parceiros continuem no poder, com seus benefícios, privilégios e enriquecimentos.
Com certeza no teu município há um cavalo do comissário entre os candidatos a prefeito.
Não é mesmo ?
Aquele cavalinho por vezes ordinário, que tá ali numa disputa em que tudo se molda para que ele seja vencedor, e então satisfaça os interesses e desejos do seu comissário.
Lembremos das disputas de 1994 e 1998 para o governo do Rio Grande do Sul ...o então cavalo do comissário era Antônio Britto (MDB).
O comissário e seus parceiros na época eram a Fiergs, a RBS, a Farsul, a elite social e econômica do estado, enfim.
O modo de operar do comissário, seus parceiros e do seu cavalo eleitoral é sabido....
Monta-se uma aliança volumosa de partidos, reúne-se uma quantidade enorme de recursos financeiros e materiais, e pensa-se o processo eleitoral de uma maneira que a coisa funcione de cabo a rabo, e lá no fim se consiga, por qualquer meio, a vitória desejada.
As estruturas de poder sempre querem se manter assim como estão ...com as mesmas pessoas, os mesmos grupos, as mesmas famílias em sua posição.
Daí a importância de ter seu cavalinho de estimação no poder...para que nada mude.
Só tem uma coisa que faz fracassar o esquema do comissário, seus parceiros e do seu cavalo....uma outra candidatura que faça frente e que, com estratégia e narrativa certeira, captura a maioria do eleitorado local.
Aí azeda o esquema.
E é aí que está o grande feito: estabelecer uma aliança vitoriosa entre o candidato de oposição ao comissário, e a maioria da população.
Aí não há esquema nem cavalo de comissário que se imponha, nem que seja pela diferença de um focinho
Vale a vontade popular do coletivo, do para todos.. vale o desejo de cidadania, de ser visto, ouvido e incluído no processo de construção e distribuição de melhorias e riquezas.
E, cá entre nós, derrotar o cavalo do comissário tem um sabor de façanha que não tem preço.
Cada um no seu município , enfrentando as estruturas de poder e seus cavalos do comissário... e boa luta.
Porque ela vale...e muito.
Este artigo é de responsabilidade exclusiva do seu autor, não representando necessariamente
a opinião do portal.