zulupa.com.br
terça-feira,22 de outubro de 2024

Colunas / Cultura

 

13/07/2024 20h07

TUDO JÓIA ?

Paulo Schultz Paulo Schultz
Professor
Sempre se falou que Bolsonaro era um ladrãozinho barato do baixo clero da política.
 
Barato no sentido de que nunca pareceu ser dado a operações envolvendo grandes quantias de uma só vez.
 
Foi acumulando rendimentos ao longo de suas décadas como parlamentar, através de rachadinhas com salários de assessores, ou através de pequenas mutretas com a cota parlamentar, como,  por exemplo, notas frias de consumo de combustível em patamares fabulosos, e assim por diante.
 
Assim, por três décadas, foi fazendo seu pé de meia.
 
Introduziu os filhos da política,  e eles, ao que parece,  seguiram na mesma linha de acúmulo de rendimentos.... com rachadinhas, e etc...
 
Até o ponto que, das dezenas de imóveis que se diz pertencer à família Bolsonaro, quase a totalidade destes diz-se ter sido comprada com dinheiro vivo - sinal explícito de  dinheiro de fonte obscura.
 
Há poucos dias atrás, por exemplo,  Flávio Bolsonaro quitou uma mansão de alto valor comprada em Brasília, antecipando um pagamento de mais de 3 milhões - valor absolutamente incompatível com seu ganho na atividade parlamentar como senador,  e com qualquer outra atividade profissional que ele exerça.
 
Até aqui não tô contando nenhuma novidade ...isso tudo  está noticiado e é sabido.
 
Pois, ainda ecoa o fato recentíssimo de que  a Polícia Federal concluiu suas investigações sobre as famosas jóias  recebidas por Bolsonaro, as quais foram ganhas em função do exercício do cargo da presidência ( e seriam, portanto, da presidência, e não presentes pessoais),  e  concluiu que Bolsonaro ordenou que fossem ilegalmente vendidas e convertidas  em dinheiro para ele.
 
Por conta de toda a apuração obtida com as investigações, Bolsonaro foi indiciado.
 
Em outras palavras, reforçou-se a imagem de que Bolsonaro sempre foi um ladrão barato,  até o ponto que,  no exercício da presidência, ter se dado à baixeza de se apropriar de jóias que eram do Estado, e convertê-las em dinheiro para si.
 
 Ou seja: um presidente da república com postura de um fino  ladrão de joias.
 
Já foi dito que "Bolsonaro" será uma história que teremos vergonha de contar no futuro -  como explicar que uma criatura tão baixa, ignorante e aberrante chegou a ocupar a presidência da república.
 
Coloco este contexto para inserir ele na intenção do PL, e da extrema direita bolsonarista como um todo, de obter uma uma vitória expressiva nas eleições municipais de outubro próximo.
 
Esta horda toda virá com o discurso da moral e dos bons costumes, com a conversa de Deus, pátria, família e liberdade,  com a conversa da honestidade,  da correção moral, da "gente de bem", do medo do comunismo, de ser contra a ideologia de gênero, pró-vida, etc .
 
Toda esta pauta, essa narrativa, que tem ao fundo uma guerra cultural a favor de uma sociedade onde se quer que a lei do mais forte se imponha pelo poder econômico e das armas, e pelo fundamentalismo religioso insano, sobre a imensa maioria da população.
 
As questões que se impõem acima dessa narrativa são: 
 
-  o grande líder dessa gente, Bolsonaro, agora é confirmado, após as investigações da PF, não possui moral alguma do ponto de vista de honestidade.
Portanto,  esse discurso de correção moral e honestidade desta gente é pura lorota.
 
- diante das questões maiores, que de fato importam na vida das pessoas, como a questão do emprego,  do preço dos alimentos,  da inflação... o que esta gente tem a dizer, de forma séria ? NADA.
 
- diante das questões que importam na vida das pessoas,  dentro dos seus municípios... a qualidade da educação, os serviços de saúde,  o tema  da moradia, da  infraestrutura, o que essa gente tem a propor ou dizer ? NADA.
 
Ou seja... Aquilo que de fato importa na vida das pessoas é aquilo que essa gente não fala...
 
Tudo que essa gente fala vem uma bolha ideológica que é uma matrix  irreal,  insana, imbecil, e, por princípio, seletiva, excludente,  bárbara e desumana.
 
Se o líder deles acha que é tudo jóia ( convertida em dinheiro)... 
 
Me parece que o que a extrema direita quer  politicamente vender não é joia ....é uma biju barata de 1,99... ......que não serve de nada prá melhorar a vida de quase ninguém.
 
Como diz o Magro do Bonfa...
 
"não me faz te pegar nojo" !
 

 

Este artigo é de responsabilidade exclusiva do seu autor, não representando necessariamente a opinião do portal.

 

Comente estE ARTIGO

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633