zulupa.com.br
terça-feira,16 de julho de 2024

Colunas / Cultura

 

27/04/2024 20h03

O QUE ELE QUER ?

Paulo Schultz Paulo Schultz
Professor
 
Afinal....o que quer o picareta  pastor neopentecostal  Silas Malafaia ?
 
Qual a razão  de seus chiliques histéricos nas redes sociais,  invocando uma suposta "ditadura da toga", chamando Alexandre de Moraes prá briga, desafiando que o prendam ?
 
Porque patrocinou a manifestação feita na Avenida Paulista em São Paulo,  que serviu de palanque para Bolsonaro reforçar sua narrativa de vítima perseguida pelo sistema ?
 
Porque foi o protagonista nos discursos e ataques ofensivos ao STF, ao Senado, às Forças Armadas, no ato realizado no Rio de Janeiro há poucos dias ?
 
Porque  tem assumido essa dianteira no ataque às instituições,  especialmente o STF ?
 
Qual o interesse, ou quais os interesses,  do asqueroso pastor com essa ofensiva política ?
 
Ou então.. qual o risco,  ou quais riscos,  o seu empreendimento de exploração da fé alheia corre no atual cenário do país, que justifiquem sua ofensiva ?
 
Não me parece que ele próprio queira assumir como herdeiro de uma candidatura impossibilitada de Bolsonaro, e então ser ele o representante da extrema direita na eleição presidencial de 2026.
 
Não tem substância, e nem peito para isso.
 
Ser líder de um movimento que promova sistemática e continuamente coesão e engajamento dos evangélicos em torno das pautas da extrema direita, às quais o neopentecostalismo tem simetria... isso me parece ser mais razoável.
 
Garantir que essa coesão e esse engajamento se transformem, para a extrema direita,  em votos para formar grandes bancadas nos legislativos municipais, e vitórias nas disputas dos executivos municipais... isso parece ser um objetivo razoável.
 
Bancadas de extrema direita com ligação com o nicho neopentecostal,  ou não, mas de extrema direita afinal.
 
A serem constituídas estas vitórias,  a extrema direita e o neopentecostalismo teria um lastro presente, e uma plataforma para o futuro.
 
Com certeza o pastor astuto tem seus interesses - do seu empreendimento ( igreja) e também na política.
Enxerga para frente.
 
Fazer esta movimentação ofensiva, se colocar ao lado de Bolsonaro,  mira objetivos a serem alcançados mais à frente.
 
No jogo de xadrez que envolve política e poder ( e no caso de Malafaia,  também religião),  é preciso acompanhar os movimentos para que se tenha possibilidade de perceber onde se quer chegar.
 
De nossa parte, cabe fazer toda a política e a militância que a conjuntura exige, e ter a corresponsabilidade de fazer avançar e de sustentar o governo Lula, assim como  fazer o mesmo com outros governos democráticos e progressistas país afora.
 
Para além do picareta Malafaia, é preciso ter claro a tarefa militante de tacitamente  impedir o Brasil de se tornar a República Teocrática do Evangelistão.
 
 
 

 

Este artigo é de responsabilidade exclusiva do seu autor, não representando necessariamente a opinião do portal.

 

Comente estE ARTIGO

Mensagem  
Nome  
E-mail*  
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633