Colunas / Cultura
05/08/2023 16h22
Formandos da UNIZAP
|
Paulo Schultz
Professor
|
Com frequência semanal, me comentam sobre as asneiras, as mentiras, as distorções, as deturpações, das informações ditas ou postadas, e das afirmações feitas por bolsonaristas, a respeito do cenário político do país, do governo Lula, do Bolsonaro, do STF, etc...
Junto com comentários que chegam a mim, vêm duas perguntas:
A primeira pergunta, feita às vezes, é ... "Será que é verdade? "
A segunda pergunta, feita sempre, toda vez, é:
"De onde essa gente tira isso ? "
Respondendo a primeira pergunta, eu invariavelmente digo... as informações e afirmações que vem dessa gente...ou são meias verdades, ou são mentiras por inteiro.
Talvez não porque eles queiram mentir, mas sim porque eles acreditam piamente que aquilo seja verdade. É sintoma da imantação mental.
Respondendo a segunda pergunta eu afirmo, sem medo de errar, que as afirmações e informações vêm todas de um centro elaborador e formador universitário chamado Unizap ( Universidade do Whatsapp).
É desta fonte fecunda que toda essa gente bebe e se alimenta intelectualmente, e onde sua formação é completa.
Na Unizap - Biologia, aprendem que a vacina contra a covid faz uma alteração de DNA na pessoa e induz à doenças graves, e à adesão ao comunismo.
Na Unizap - Geografia, aprendem que a Terra é plana.
Na Unizap - Gestão Familiar e de Costumes, aprendem que os livros didáticos e os professores são doutrinadores da ideologia de gênero, e que portanto devem ser combatidos.
Na Unizap - Toxicologia, aprendem que o STF e o Alexandre de Moraes vão liberar geral o uso de drogas, e teremos milhões de pessoas pelas ruas perambulando como zumbis viciados.
Na Unizap - Gestão de Meio Ambiente, aprendem que o garimpo ilegal em terras indígenas, e a destruição de florestas para plantação de soja trazem benefícios para o país.
Na Unizap - Ciências Políticas, aprendem que o PT e o Lula querem implantar o comunismo no Brasil.
Aprendem também, em regime de cadeira eletiva obrigatória, que o Lula roubou e que o PT quebrou o país ( embora a quase totalidade dos formandos em teste pós graduação não soube dizer exatamente o que Lula roubou e como exatamente o PT quebrou o Brasil).
Na Unizap - Economia, aprendem que a gasolina a R$ 8 o litro é muito melhor que a gasolina a R$ 5 o litro.
Aprendem também que, apesar dos índices técnicos apontarem outra realidade, a economia do Brasil vai quebrar, e o Brasil vai virar uma Venezuela até o próximo ano.
Na Unizap - Direito, aprendem que o exército será acionado pelo artigo 142 da Constituição, para restabelecer a ordem e o patriotismo.
Aprendem que uma revelação bombástica, factual e legalmente documentada , poderá anular a sentença de inelegibilidade de Bolsonaro, que então estará apto para concorrer em 2026.
Aprendem também que Lula baixou um decreto visando acabar com a propriedade privada, e estabelecendo que tudo será de propriedade do Estado.
Na Unizap - Teologia, aprendem que o governo do PT poderá fechar as igrejas.
Na Unizap - Cidadania, aprendem que é direito de todo cidadão andar armado com fuzis e pistolas, e armamento farto, sob o falso pretexto legal de ser caçador, colecionador ou atirador esportivo.
Também na Unizap - Cidadania, aprendem que os povos originários, quilombolas e outras minorias sociais devem se adequar à maioria.
Sendo que a "maioria" é uma estratificação social definida pelo poder econômico e pelo poder das armas, e pelo regramento fundamentalista neopentecostal.
Lembrando que a Unizap também possui suas colaboradoras - entre elas a Uniface (Universidade do Facebook) .
É formação e graduação integral, completa.
Diploma de "cidadão de bem".
Afora a ironia e as brincadeiras, o fato concreto é que essa gente vive num mundo paralelo, em que a verdade é aquilo que eles acreditam que seja verdade, e não necessariamente aquilo que de fato é.
Existe uma manipulação emocional e ideológica extrema, feita de maneira diária , contínua e com método.
Steve Bannon e sua Cambridge Analytica abriram caminho... o que veio depois resultou em Trump , Bolsonaro, e em uma ascensão mundial da extrema direita.
A serpente da desinformação e da manipulação está viva.
Ela encanta, imbeciliza, discrimina e mata.
Este artigo é de responsabilidade exclusiva do seu autor, não representando necessariamente
a opinião do portal.
Comentários
Texto maravilhoso, necessário. Um tema que merece muito estudo. Parece uma loucura coletiva. De onde vem a notícia e qual a razoabilidade do que está sendo afirmado foi esquecido pro muita gente.
Vera Teixeira - 07/08/2023 17h52
Hehehehe! Texto bem humorado, inteligente e muito verdadeiro. Parabéns ??
Jussara Krüger Mariano - 07/08/2023 09h00
Texto maravilhoso, que mostra a realidade do pensar atrasado e diabólico dos filhotes da direita .
Nilza Zimmernann - 06/08/2023 08h51
Parabéns Paulo, teus textos são excelentes. Tu deverias estar trabalhando lá no Planalto. Temos aqui no interior talentos incomparáveis.
Noemi de Araújo Bauer - 06/08/2023 08h19
Show Professor Paulo! Ironia, brincadeira da mais pura verdade. A ignorância que aceita a informação mais absurda, sem procurar a verdade... e se dizem "do bem".
Terezinha L Krolikowski - 05/08/2023 20h32