zulupa.com.br
sábado,27 de abril de 2024

Colunas / Cultura

 

07/05/2023 11h21

TEM NA TUA CIDADE ?

Paulo Schultz Paulo Schultz
Professor
Existem municípios onde as coisas funcionam assim.....
 
Uma candidatura que representa a elite da cidade vence as eleições para a prefeitura.. 
 
Aí a parte da elite que vai para dentro da prefeitura trabalha ajeitando as coisas e negócios para a parte que fica de fora.
 
Administração que faz obras viárias de asfaltamento, de abertura de ruas, só para beneficiar os parceiros que possuem imóveis nesses locais, os quais ficam mais valorizados pela infraestrutura obtida de graça através da prefeitura.
 
Licitações onde sempre um pequeno grupo vence, e quando o nome de uma empresa diferente aparece como vencedora, você vai conferir e descobre que um dos proprietários desta empresa  "diferente" tem relação de parentesco ou de negócios com um proprietário de uma das empresas que normalmente são as vencedoras  das licitações.
 
Governo que trata os funcionários públicos na base do maltrato e ameaça, promovendo assédio moral constante, e coagindo  funcionários a fazer vista grossa para irregularidades.
 
Câmara de Vereadores composta, em sua maioria, por cabeças de bagre, que se elegeram na base da corrupção eleitoral - comprando voto.
 
Vereadores que têm  acordo com a administração municipal de votar sempre a favor de todos os projetos, independente de sua natureza maléfica para alguns segmentos do município.
 
E que neste acordo de cavalheiros existe uma troca de fidelidade por ocupação de cargos de confiança por "peixes" do  vereador.
 
Leis que são criadas ou códigos municipais que são alterados para beneficiar alguém ou alguma empresa em específico.
 
Partidos ou coligações que vencem uma eleição e entram para dentro do serviço público municipal com o intuito de implodir esse serviço público, e beneficiar a iniciativa privada.
 
Governos que fazem minguar políticas públicas de atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social por puro preconceito ou maldade.
 
Administração municipal que insiste estranhamente em levar adiante projetos onde há forte indício de alguma situação irregular ou ilícita.
 
Entidade patronal que promove ação velada (ou até explícita) conjunta entre seus associados,  para coagir trabalhadores a votarem ou deixarem de votar em alguém.
 
Administração municipal onde inexistem projetos ou políticas públicas para setores econômicos ou sociais pelos quais ela não tem interesse nenhum, ou tem repulsa.
 
Governo que precariza o atendimento público como forma de justificar o repasse de serviços para a iniciativa privada.
 
Uma elite local  canalha que, por várias formas,  subjuga e coage a população de baixa renda do município.
 
Se todas estas coisas ou um bom tanto destas existem na tua cidade.... meu caro,  tenho a obrigação de te dizer é preciso que você e a maioria da população da tua cidade se movam e queiram mudanças profundas, começando por impor uma derrota  para esta gente nas eleições municipais do ano que vem.
 
Ou tu vai te acomodar em uma situação ruim, sentado em cima de um formigueiro e tomando cascudo na cabeça ?
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Este artigo é de responsabilidade exclusiva do seu autor, não representando necessariamente a opinião do portal.

 

Comentários

Admiro muito, Paulo, a tua capacidade, teu amplo conhecimento dos reveses da política e da politicagem... Aqui em Independência, fecha em quase tudo com teu texto. E ainda temos que aturar quem veio tipo forasteiro pra nossa cidade, representando e caindo nas graças da elite mandatária do poder público. Chega a ser semelhante à terras de "coronezinho" de telenovela. Um dia, num futuro não muito distante, ainda quero escrever sobre a história e a estória política e social dessa nossa "província", aqui, como se refere minha mãe. Enquanto isso, volta e meia, penso no maior engajamento que a comunidade deve ter no cenário da “politiquês”. Se envolver, mas com consciência e principalmente tomar seu lugar na sociedade em que vive. Como ator social, e por que não, político das decisões que abrangem o paço municipal. Infelizmente o que se vislumbra é um povo acostumado ao “toma lá, da cá”, ao “mas o que eu ganho com isso?”, principalmente no período eleitoreiro. Há que se pensar, como tu bem sugeres, o que cada cidadão pode e deve fazer, pra que se mude essa realidade... Enquanto isso, o que a gente assiste, “de camarote”, como povo servil da “casa grande”, são administradores e vereança, com ações só e somente só, voltadas aos seus próprios “interésses”, como dizia o saudoso “tio Briza”. um povo omisso e manipulado, não é digno dos louros que não planta será um eterno serviçal, ou até escravo, e isso já não me espanta...

Rose Bitencourt - 09/05/2023 00h18

Infelizmente é um retrato daquilo que acontece nos Municípios da Região. Um povo que, na sua maioria, não se interessa pela política da maneira que deveria. Isso promove um ambiente em que se elegem vereadores despreparados, em grande parte, e aí é aquilo que disseste!!!!! Eu lamento tanto!!!!!!

Rosméri Maders Thomas - Santo Cristo - RS - 07/05/2023 18h19

Retrato da nossa Cidade amigo! infelizmente essa é uma descrição fiel do que esta ocorrendo em nossa Santa Rosa! Será que algum dia isso vai mudar?

Noemi Kaiper Paz. - 07/05/2023 17h27

É triste mas é essa a nossa realidade de nossa cidade. Onde a elite manda e desmanda. E os mais necessitados deixados de lado

Leonida barros de bairros - 07/05/2023 15h11

Qualquer semelhança com a região é mera coincidência. Infelizmente é uma herança que vem de longe e não tem data para acabar porque a meta do conservadorismo é ampliar cada vez mais a burrice e se utilizam de vários instrumentos ao seu dispor como as fakenews associada a religião e muito, muito dinheiro.

Flávio Girardon - 07/05/2023 11h42

 

Comente estE ARTIGO

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633