zulupa.com.br
domingo,28 de abril de 2024

Colunas / Cultura

 

05/11/2023 14h57

QUEM VAI FAZER ISRAEL PARAR ?

Paulo Schultz Paulo Schultz
Professor

Em 1948, a ONU aprovou a Convenção para a Prevenção e Punição de Crimes de Genocídio, caracterizando o genocídio como um crime de caráter internacional e o definindo como “atos cometidos com a intenção de destruir, total ou parcialmente, um grupo nacional, étnico, racial ou religioso”. 
Dentre esses atos, estão: 
- o assassinato e a provocação de danos à integridade física e/ou mental de membros de um grupo;
- a  imposição de condições de vida que possam causar sua destruição física e mental, ou que impeçam a reprodução física de membros de um grupo.


É fato que o genocídio foi uma prática comum durante a expansão imperialista, (na ampliação e manutenção do controle ou influência de grandes potências, como a Grã-Bretanha, a França e os Estados Unidos, sobre países ou nações com menores recursos econômicos, políticos e militares).


É fato que o maior episódio genocida de todos foi cometido pelo regime nazista, comandado por Hitler, contra os judeus (principalmente), e outras minorias à época na Europa, como negros, ciganos, LGBTs, entre outras.


É fato que, no Brasil recente, durante o governo das trevas de Bolsonaro, cerca de 570 crianças yanomami morreram por desnutrição e causas evitáveis (geradas pela omissão e conivência criminosa do governo Bolsonaro com o garimpo ilegal), o que também configura genocídio.


Pois bem,  o que vem acontecendo especificamente de 7 de outubro passado até agora, na Faixa de Gaza, é também genocídio.
São mais de 4.000 crianças mortas neste período,  o que significa em torno de 160 crianças mortas por dia, ou uma criança morta a cada 10 minutos.


Matar milhares de crianças significa impedir uma geração inteira de acontecer, de existir.


É um genocídio,  e é isso que o governo que hoje comanda Israel planeja: "uma limpeza étnica".


Somando-se a este número inaceitável, temos outras milhares de mulheres sendo mortas ou mutiladas, por conta dos bombardeios e ataques do exército israelense.


Milhares de mulheres sendo mortas, ou sobrevivendo mutiladas, significa que a capacidade de reprodução do povo palestino (assim como o seria de qualquer povo de uma maneira geral) fica altamente comprometida. E se essa possibilidade de constituição de novas gerações de um povo fica impedida, ou altamente diminuída, isso também é genocídio.


E isso também é parte do projeto de "limpeza étnica" que os judeus sionistas de Israel estão executando nesse momento contra o povo palestino.


O que o governo israelense está fazendo é genocídio, é assassinato em massa, é uma intenção explícita, transmitida ao vivo pelas redes sociais no mundo inteiro, de aniquilar, de esmigalhar o povo palestino.


Lembremos que não é só um projeto brutal e desumano de natureza colonial, que visa executar  limpeza étnica.


 Há também  interesse econômico pesadíssimo no local, visto que que  Israel quer pôr as mãos nas vistosas reservas de gás que existem na costa de Gaza.
 Isso interessa diretamente a Israel , e interessa diretamente aos Estados Unidos.


 Portanto, a presença do povo palestino naquela faixa estreita de Gaza  torna-se impeditiva ou obstrutiva para Israel ter esse seu interesse geoeconômico realizado.


A despeito da opinião pública mundial estar manifesta e majoritariamente a favor do povo palestino e condenando a matança, a barbárie promovida por Israel, a despeito do posicionamento majoritário dentro da ONU, a despeito de parte do próprio povo judeu estar contra o governo de Israel e este massacre, e a despeito de outros tantos fatores contrários .
O fato é que Israel não vai parar.


Pacificamente, e por própria vontade não.


Há um objetivo muito explícito e muito claro nas ações que Israel vem fazendo, com os bombardeios, as mortes,  destruições e atrocidades.
Com as costas quentes e apoio do governo americano.


E se nos é insuportável ver dezenas de imagens diárias de destruição, de genocídio, de mutilações, de desespero, de desumanidade e de barbárie,  a pergunta que se impõe nesse momento é:
 

Quem vai fazer Israel parar de assassinar o povo palestino ?


Quem vai fazer isso de maneira sumária e certeira ?


É o primeiro passo: fazer parar o morticínio .


Depois,  é preciso que o mundo discuta e estabeleça a constituição de um Estado Palestino, como oficialmente uma nação  existente e reconhecida.


E como reparar o estrago humano incomensurável ocorrido até aqui.


 Mas, primeiro....Quem vai fazer Israel parar ?

 

 

 

 

Este artigo é de responsabilidade exclusiva do seu autor, não representando necessariamente a opinião do portal.

 

Comentários

Parabéns pela matéria. Realmente é insuportável ver tamanha maldade. O mundo precisa se unir pela paz. Pela criação urgente do Estado palestino e que Israel pague valores altíssimos ao povo palestino, para que possam reconstruir seu país, porque pelas mortes causadas não há o que possa ser recompensado.

Jeter Paz - 07/11/2023 08h00

 

Comente estE ARTIGO

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633