zulupa.com.br
quinta-feira,25 de abril de 2024

Colunas / Cultura

 

26/03/2022 21h42 - Atualizado em 26/03/2022 22h02

O risco existente

Paulo Schultz Paulo Schultz
Professor
Se, com certeira leitura conjuntural, alguém se perguntar: "há razões que alertam para o risco de reeleição de Bolsonaro ? ", a resposta será  " sim, há".
 
Porquê ?
 
Bem, é preciso ter claro que o governo federal dispõe de dinheiro público volumoso e pesado nas mãos do centrão, que sabe fazer política miúda, e agradar o eleitor, milhões deles, aliás, especialmente atendendo demandas locais.
 
O Auxílio Brasil, criado pelo governo Bolsonaro para substituir o Bolsa Família,  começou a ser pago de maneira mais efetiva, movimentando uma massa considerável de famílias, as quais vem em um processo crescente de miserabilização e vulnerabilidade, o que as torna mais suscetíveis à manipulação e coação, por conta dos valores recebidos via auxílio.
 
A Pandemia, indo para seu declínio final, ou para um patamar administrável, com o processo de vacinação estando bem avançado, e as mortes por Covid, consequentemente  estando  em  baixa, facilita que a carga de culpa de Bolsonaro e seu governo pela mortandade atingida possa ficar em um plano  passado, ou em um plano secundário.
 
 Bolsonaro está sendo mantido de boca fechada sobre temas que causam rejeição ou aumentam sua rejeição (contra vacina, contra vacinação de crianças, contra instituições da República, etc ).
 
Esta condição foi engendrada pelos mercenários e matreitros líderes do Centrão, que conseguiram adestrar "temporariamente" o monstro, para oportunamente calar-se.
 
 Em paralelo,  escantearam o "mago" da comunicação do ódio, Carlos Bolsonaro.
 
 Bolsonaro consegue, com parte da sociedade,  colar a ideia de que a culpa de tudo de ruim é sempre dos outros.
 
A responsabilidade, a culpa, nunca é dele, sempre recai em terceiros.
 
Claro que isso cola e imanta a faixa que compõe o bolsonarismo raiz, mas há capacidade de ampliar esse público - o quanto, não se sabe por ora.
 
Mais: à medida que Sérgio Moro vai minguando sua candidatura, parte do eleitorado do ex-herói retorna sua intenção de votos para Bolsonaro.
 
Afinal, criador e criatura se assemelham, não é mesmo ?
 
Alem disso, há uma horda agora armada e com munição, disposta a tudo pelo seu mito.
 
As milícias - não apenas as cariocas.
 
A turma endinheirada, empoderada e armada do agro.
 
O apoio por dentro das corporações de segurança.
 
O apoio por dentro das Forças Armadas.
 
O apoio político e monetário por parte de setores do empresariado.
 
E uma parcela da classe média que por preconceito e ódio, vai tapar orelhas e nariz para o tosco e apavorante monstro, e cravar seu voto lá de novo.
 
Por certo que há outros fatores envolvidos, e que estes aqui citados não são motivo para pânico.
 
Servem de parâmetro para termos a clareza do que será enfrentado nesta eleição.
 
Não há jogo ganho antecipadamente.
 
Não lutamos contra uma força política moribunda.
 
É preciso inteligência, intensidade, vontade e esperança.
 
Venceremos.

 

Este artigo é de responsabilidade exclusiva do seu autor, não representando necessariamente a opinião do portal.

 

Comentários

É uma disputa de poder, onde as armas utilizadas por eles são alimentadas de muitos investimentos financeiros para disseminarem mentiras e arbitrariedades. Tem com eles os vendilhões da pátria no congresso e toda essa elite odiosa que domina nosso país desde sempre. A tarefa nao será fácil!

Mara Rosana Rosa - 29/03/2022 10h33

Interessante reflexão! É bem assim. É preciso haver uma grande conscientização política em nosso país, para que a mudança aconteça. Parabéns Paulo!

Terezinha da Rosa Maron - 28/03/2022 21h28

Se não fosse realista poderia parecer pessimista sua análise professor Paulo. O que vem desta gente "tudo é possível". São geniais ba produção e execução de maldades. É uma desfaçatez atrás da outra e os idiotas aplaudindo. Espero que o percentual daqueles e aquelas que já "acordaram" permaneça e se amplie. À luta!!!

Terezinha L Krolikowski - 28/03/2022 21h12

Verdade Paulo. Também acho que vai ser difícil eliminar o monstro. Mas vamos lá.

Lúcia Bertoldo Cenedese - 27/03/2022 19h12

O risco! Sim, corremos o risco de fortalecermos em nosso país o pensamento que separa os bons dos maus, a nobreza da plebe, os dignos dos indignos, os limpos dos sujos... e enquanto isso uns se fartam e outros sangram. Bolsonaro representa esse pensamento e deu-lhe força no país, inclusive armas para que os 'bons' possam fazer sua justiça sobre os 'maus'; deu voz para que 'torturadores' saíssem às ruas e se colocassem em frente aos quartéis bradando pela ditadura militar; deu poder e dinheiro para para que militares/políticos promovessem a disseminação de escolas militares no país e prefeitos e secretários de educação as acolhessem sob o endosso cego da comunidade...Tanto já se tem dito sobre as atrocidades e barbaridades que Bolsonaro representa... muito ainda haveremos de fazer e viver para que esse pensamento conservador e medieval seja banido da nossa sociedade! Corremos o risco, mas podemos vencê-lo! Isso é fato!

Neusete Machado Rigo - 27/03/2022 16h41

Bem isso,é preciso olhos muito abertos está corja não está para brincadeiras

Helena - 27/03/2022 12h10

 

Comente estE ARTIGO

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633