zulupa.com.br
sexta-feira,26 de abril de 2024

Colunas / Cultura

 

03/03/2021 19h50 - Atualizado em 03/03/2021 19h59

Velas no breu

Paulo Schultz Paulo Schultz
Professor
Uma vela para os mais de 250 mil brasileiros vítimas do vírus.
 
Uma vela para cada brasileiro que agoniza com falta de ar , vítima do vírus e da insanidade diária e irresponsável do governo Bolsonaro frente â pandemia.
 
Uma vela para cada indígena que tem suas terras invadidas e saqueadas por grileiros, madeireiros, garimpeiros, e outros que agem sob a cumplicidade bandida do governo federal.
 
Uma vela para cada pessoa que representa alguma minoria, e que tenha sido agredida ou até mesmo morta pela insanidade fundamentalista estimulada pelo bolsonarismo.
 
Uma vela para cada mulher que tenha sido vítima de algum agressor, tendo se consumado o feminicídio ou não.
 
Uma vela para cada um dos milhões de desempregados nesse Brasil de 2021.
 
Uma vela para cada trabalhador precário e informal,  que tem uma carga de trabalho brutal e nenhuma perspectiva.
 
Uma vela para cada foco de incêndio criminoso que destruiu alguma parte da Amazônia ou alguma outra área natural no Brasil.
 
Uma vela para cada um dos novos milhões de miseráveis que o Brasil pós 2016 produziu.
 
Uma vela para cada jornalista que, por conta do seu trabalho, teve de se posicionar próximo àquela figura tosca que ocupa a presidência do país, e ter que ouvir ele alguma grosseria ou alguma merda, sem poder ter a possibilidade de mandar ele calar a boca, ou mandá-lo voltar para o quinto dos infernos de onde ele saiu.
 
Uma vela para as universidades federais do país, que vem enfrentando uma onda bruta de negacionismo e patrulhamento.
 
Uma vela para a agricultura do país, considerando que o governo Bolsonaro já liberou algo em torno de mil novos agrotóxicos desde o início de 2019.
 
Uma vela para todas as pessoas que recebiam alguma indenização, por conta de serem vítimas da ditadura, e que tiveram essa indenização cortada, por conta de uma reavaliação torta, feita a partir de um ministério comandado por uma pessoa movida por fundamentalismo religioso, e com evidentes transtornos mentais.
 
Haveria tantas outras velas a serem acesas, para iluminar esse breu insano em que nos metemos.
 
Já passou longe da bizarrice - agora é uma questão essencial de civilização e cidadania, ou de insanidade e barbárie.
 
O simbólico das velas é a luz que cada uma delas produz.
 
É preciso que muitos sejam como que portadores de velas, com maior ou menor ativismo, com maior ou menor ofensividade, com maior ou menor intensidade...
 
Mas é preciso que cada um, dentro da sua possibilidade, se disponha a ser luz, uma vela que produz luz, e que carregue na sua ação a certeza de que o escuro breu onde nos colocamos precisa ser encerrado.
 
Disse Goethe :
"Licht, mehr licht”  (Luz, mais luz).
 
 
Ao trabalho.

 

Este artigo é de responsabilidade exclusiva do seu autor, não representando necessariamente a opinião do portal.

 

Comentários

Excelente texto para reflexão professor Paulo! Real e desafiador para revertermos este tempo de trevas. Precisamos juntar muitas velas para vermos "luz no fim do túnel ".

Terezinha L KROLIKOWSKI - 04/03/2021 16h11

Infelizmente esse governo gerou uma apatia a lutas, a vontade de ser militante de causas, porque até isso virou sinônimo de comunista, antipatriota. A distorção de valores é estranha. Privatizadores viraram defensores da pátria. Educadores viraram sinônimo de libertinagem em universidades. A ciência virou símbolo de confronto e oposição ao presidente como se o mesmo fosse a salvação. Haja velas pra dar ar fúnebre a tantas perdas de conquistas e valores que estão sendo matados todos os dias.

Nelson Dall Agnese - 04/03/2021 04h13

Sim, luz, mais luz para iluminar esse breu todo que se transformou nosso País. Essa escuridão de trevas, meu caro Paulo. E uma chama acesa que chama para luta contra tudo isso é tudo que precisamos nesse momento.

Rose Bitencourt - 03/03/2021 21h40

Precisamos de luz. Muita luz para esse país que está vivendo nas trevas. Verdade. De luz que precisamos, a luz do conhecimento e da verdade. Porém...

ADALBERTO PAULO KLOCK - 03/03/2021 21h36

Parabéns, Paulo! Um ótimo texto para nós encorajamos a manter nossas velas acessas. Precisamos de luz... precisamos acreditar que não ficaremos no fundo do poço, escuro e frio. Um abraço, continue nos iluminando com tuas palavras...tua poesia..tua alma.

NEUSETE MACHADO RIGO - 03/03/2021 21h30

Verdade companheiro, muitas são as velas,aliás infinitas, neste desgoverno,temos um longo caminho a percorrer, para reverter o que nos foi imposto pela irresponsabilidade do voto dos brasileiros, o triste é que quem acaba pagando são os mais.necessitados

Helena - 03/03/2021 20h53

 

Comente estE ARTIGO

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633