Colunas / Cultura
04/12/2021 21h26 - Atualizado em 05/12/2021 00h19
Às vezes me perguntam
|
Paulo Schultz
Professor
|
O que a elite brasileira, e a maior parte da classe média brasileira procuram em um candidato a presidente ?
Porquê Moro é considerado um herói para um tanto dessa gente?
O que é a chamada "terceira via" ?
Porquê Eduardo Leite, o governador tucano do Rio Grande do Sul, não altera o tom e o volume de voz nunca, nem para dar notícia boa, nem para anunciar uma catástrofe ? Seria um sintoma de frieza ?
Porquê o mesmo Rio Grande do Sul elegeu como senador, em 2018, um bode velho, uma versão gaudéria de Bolsonaro na tosquice e na ignorância, e este mesmo senador tem índices altos de intenção de voto, se colocado como candidato ao governo gaúcho ?
Porquê os homens medianos das diferentes regiões interioranas do RS se identificam tanto com a tosquice e a burrice Bolsonarista ?
Porquê Sérgio Moro não consegue falar olhando nos olhos da pessoa com quem ele conversa ? Seria ele dissimulado ?
Porquê caminhoneiros pagavam R$ 2,50 por um litro de diesel no tempo do PT, e abriam uma boca do tamanho uma gamela, e agora, pagando mais de R$ 5, no governo Bolsonaro, não dão um pio ?
Porquê Eduardo Bolsonaro não quer ser chamado de "Bananinha" ?
Porquê Bolsonaro gosta tanto de mentir ?
A agenda diária de Bolsonaro é aquele pouco que aparece nos sites oficiais ?
E o que ele faz no restante do dia? Ócio remunerado ?
Ao se ter um ministro do STF terrivelmente evangélico, não se corre o risco de se ter decisões terrivelmente bizarras ou estúpidas ?
Porquê a direita liberal tem se debatido, e ainda *não conseguiu acertar o figurino para um candidato da" terceira via" que seja viável eleitoralmente ?
Na impossibilidade de viabilizar outro nome, a mesma elite e classe média cravará fundo o dedo votando Bolsonaro na urna eletrônica ?
Quantos candidatos ao governo do Estado a direita liberal e Bolsonarista gaúcha colocará na disputa, para, ao final de tudo, buscar garantir sua continuidade perniciosa no comando do executivo do RS ?
É difícil ter respostas certeiras para absolutamente todas estas questões sobre toda essa gente.
Mas, na dúvida, adote um princípio...
Observe o lado que eles estiverem, e coloque-se no lado oposto.
Você estará do lado certo da história.
Sempre.
Vida que segue.
Este artigo é de responsabilidade exclusiva do seu autor, não representando necessariamente
a opinião do portal.
Comentários
Te perguntam isso? e que você responde, professor? Será que você responde que a elite, sozinha, não tem votos suficientes para eleger nem vereador? E que portanto, quem elegeu Bolsonaro e o Senador que você odeia não foi a elite, mas o povão???? Você consegue enxergar que o povão não quer o mentiroso como presidente? O maior canalha que já pisou no planalto foi escurraçado pelo povão. Mas você nega, esperneia e não aceita. Que pena, talvez você entendesse melhor porque o canalha do lula foi preso, justamente, e rejeitado pelo povo brasileiro, apesar de ter seus defensores cegos negarem todos os seus crimes. E o pior crime é a tentativa de aliciar a mente coletiva brasileira. Para lula não basta governar, ele tem que tentar convencer que ele é uma espécie de semi-deus e portanto isento de erros, crimes e outras coisas e que merece governar perpetuamente. Típico de republiqueta, ter um semi-deus como governo. Já viu o "superbigote"? sim, Maduro, na Venezuela, agora virou desenho animado, na figura de um super-herói chamado "superbigote". Olha o nível da republiqueta. Olha o nível dessa gentinha que governou a América Latina nos últimos anos. Só falta criarem o "super-bafo" o lula, como herói.....
Joca - 06/12/2021 16h47
O projeto deles não leva em conta o candidato porque sabem, que essa direita que não dá um pio pelo elevado preço do custo de vida, vai votar no candidato que eles escolherem, mesmo que seja uma porta. O projeto, por trás, já vem bem desenhado. E como não leva em conta as necessidades da população, é fácil de ser executado. De resto, são insensíveis a dor e a morte doa pobres. De vez em quando deixam cair uma migalhas no chão para que se sintam agradecidos.
Mara Rosana - 06/12/2021 12h37
Grande parte do povo gaúcho é despolitizado, e tosco. Consequentemente esse tipo de gente são os escolhidos. Triste realidade para um estado que sedia os Fóruns Sociais Mundiais.
Noemi de Araújo Bauer - 06/12/2021 01h25
Importantíssima reflexão. São perguntas que nos fazem e outras que também nos perguntamos... Mas, avante, tudo será esclarecido quando começar a corrida eleitoral. Muitas máscaras irão cair.
E o mais importante, estaremos do lado oposto e certo da história como bem concluistes.
Rose Bitencourt - 05/12/2021 12h55