zulupa.com.br
segunda-feira,24 de janeiro de 2022

Colunas / Cultura

 

04/12/2021 21h26 - Atualizado em 05/12/2021 00h19

Às vezes me perguntam

Paulo Schultz Paulo Schultz
Professor
O que a elite brasileira, e a maior parte da classe média brasileira procuram em um candidato a presidente ?
 
Porquê Moro é considerado um herói para um tanto dessa gente?
 
O que é a chamada "terceira via" ?
 
Porquê Eduardo Leite, o governador tucano do Rio Grande do Sul, não altera o tom e o volume de voz nunca, nem para dar notícia boa, nem para anunciar uma catástrofe ? Seria um sintoma de frieza ?
 
Porquê o mesmo Rio Grande do Sul elegeu como senador, em 2018, um bode velho, uma versão gaudéria de Bolsonaro na tosquice e na ignorância,  e este mesmo senador tem índices altos de intenção de voto, se colocado como candidato ao governo gaúcho ?
 
Porquê os homens medianos das diferentes regiões interioranas do RS se identificam tanto com a tosquice e a burrice Bolsonarista ?
 
Porquê Sérgio Moro não consegue falar olhando nos olhos da pessoa com quem ele conversa ? Seria ele dissimulado ?
 
Porquê caminhoneiros pagavam R$ 2,50 por um litro de diesel no tempo do PT, e abriam uma boca do tamanho  uma gamela, e agora, pagando mais de R$ 5, no governo Bolsonaro, não dão um pio ?
 
Porquê Eduardo Bolsonaro não quer ser chamado de "Bananinha" ?
 
Porquê Bolsonaro gosta tanto de mentir ?
 
A agenda diária de Bolsonaro é aquele pouco que aparece nos sites oficiais ?
 
E o que ele faz no restante do dia? Ócio remunerado ?
 
Ao se ter um ministro do STF terrivelmente evangélico, não se corre o risco de se ter decisões terrivelmente bizarras ou estúpidas ?
 
Porquê a direita liberal tem se debatido, e ainda *não conseguiu acertar o figurino para um candidato da" terceira via" que seja viável eleitoralmente ?
 
Na impossibilidade de viabilizar outro nome, a mesma elite e classe média cravará fundo o dedo votando Bolsonaro na urna eletrônica ?
 
Quantos candidatos ao governo do Estado a direita liberal e Bolsonarista gaúcha colocará na disputa, para, ao final de tudo, buscar garantir sua continuidade perniciosa  no comando do executivo do RS ?
 
É difícil ter respostas certeiras para absolutamente todas estas questões sobre toda essa gente.
 
Mas, na dúvida, adote um princípio...
 
Observe o lado que eles estiverem, e coloque-se no lado oposto.
 
Você estará do lado certo da história.
 Sempre.
 
Vida que segue.

 

Este artigo é de responsabilidade exclusiva do seu autor, não representando necessariamente a opinião do portal.

 

Comentários

Te perguntam isso? e que você responde, professor? Será que você responde que a elite, sozinha, não tem votos suficientes para eleger nem vereador? E que portanto, quem elegeu Bolsonaro e o Senador que você odeia não foi a elite, mas o povão???? Você consegue enxergar que o povão não quer o mentiroso como presidente? O maior canalha que já pisou no planalto foi escurraçado pelo povão. Mas você nega, esperneia e não aceita. Que pena, talvez você entendesse melhor porque o canalha do lula foi preso, justamente, e rejeitado pelo povo brasileiro, apesar de ter seus defensores cegos negarem todos os seus crimes. E o pior crime é a tentativa de aliciar a mente coletiva brasileira. Para lula não basta governar, ele tem que tentar convencer que ele é uma espécie de semi-deus e portanto isento de erros, crimes e outras coisas e que merece governar perpetuamente. Típico de republiqueta, ter um semi-deus como governo. Já viu o "superbigote"? sim, Maduro, na Venezuela, agora virou desenho animado, na figura de um super-herói chamado "superbigote". Olha o nível da republiqueta. Olha o nível dessa gentinha que governou a América Latina nos últimos anos. Só falta criarem o "super-bafo" o lula, como herói.....

Joca - 06/12/2021 16h47

O projeto deles não leva em conta o candidato porque sabem, que essa direita que não dá um pio pelo elevado preço do custo de vida, vai votar no candidato que eles escolherem, mesmo que seja uma porta. O projeto, por trás, já vem bem desenhado. E como não leva em conta as necessidades da população, é fácil de ser executado. De resto, são insensíveis a dor e a morte doa pobres. De vez em quando deixam cair uma migalhas no chão para que se sintam agradecidos.

Mara Rosana - 06/12/2021 12h37

Grande parte do povo gaúcho é despolitizado, e tosco. Consequentemente esse tipo de gente são os escolhidos. Triste realidade para um estado que sedia os Fóruns Sociais Mundiais.

Noemi de Araújo Bauer - 06/12/2021 01h25

Importantíssima reflexão. São perguntas que nos fazem e outras que também nos perguntamos... Mas, avante, tudo será esclarecido quando começar a corrida eleitoral. Muitas máscaras irão cair. E o mais importante, estaremos do lado oposto e certo da história como bem concluistes.

Rose Bitencourt - 05/12/2021 12h55

 

Comente estE ARTIGO

Mensagem  
Nome  
E-mail*  
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633