Colunas / Cultura
23/01/2021 19h40 - Atualizado em 23/01/2021 20h06
Com qual modelito você vai sair hoje?
|
Paulo Schultz
Professor
|
Vamos combinar uma coisa: Bolsonaro não vai dar golpe nenhum.
Não tem condições objetivas para isso .
E depois tem uma coisa, essencial: para dar um golpe e instalar um regime autoritário, ele teria que concentrar poderes e tarefas em si, o que significa que ele teria que fazer o que ele nunca gostou: trabalhar.
Bolsonaro é um deitado que nunca gostou de trabalhar, passou 28 anos inoperante como deputado federal para comprovar isso - essa sua característica de ser um preguiçoso, e apenas um bufão falador de merda.
Aliás, sua agenda diária como presidente continua comprovando isso - são poucos compromissos, e a maioria destes sem relevância.
Então vamos parar com essa fantasia diária de golpe, porque Bolsonaro não tem nem capacidade intelectual para isso, nem vai romper com a preguiça que domina aquele corpo opaco e sinistro.
Vamos nos focar no real: até o final desse ano, para o bem da imensa maioria do país é preciso que ele esteja fora da presidência.
Era óbvio que uma pessoa como ele, vinda da última gaveta do baixo clero, só traria danos ao país.
Acontece que o quadro social e econômico se agrava de uma maneira que não dá mais para tolerar, nem esperar.
Some-se a isso a postura criminosa, descompromissada, e absolutamente incompetente de Bolsonaro e do seu Ministério Militar da Saúde frente à pandemia que já matou mais de 200 mil pessoas no país.
Já foram muitas as atrocidades, os atropelos de inoperância e incapacidade, os erros, as doses diárias de estupidez, ignorância e tosquice.
Essa brincadeira de eleger uma criatura bizarra para comandar o executivo federal já deu, já foi longe demais, já deu estrago demais.
É preciso botar o bloco na rua com cuidados e vacina, é preciso botar o bloco nas redes, é preciso ganhar adesão e a concordância da grande maioria dos brasileiros de que Bolsonaro foi, e é, um erro, uma aventura inconsequente, que foi o ápice da circunstância anormal criada a partir do impedimento forjado do governo eleito em 2014.
É preciso que, partindo da esquerda, e ganhando adesão em outros setores da sociedade, se impulsione e tome corpo o movimento necessário para quê um processo de impedimento aconteça.
Quanto ao numeroso centrão, são fisiológicos e mercenários o suficiente, assim como também são espertos para manter seu instinto de sobrevivência política.
Não hesitarão em abandonar o governo, se o bafo na nuca lhes parecer insuportável, e o barco do capitão Messias começar a afundar.
Chega disso.
Chega de bizarrice.
Chega de brincar com a vida das pessoas, com a economia do país, chega de brincar de anarcocapitalismo, chega de achar que instaurar a felicidade é deixar todo mundo livre, sem regras e com arma na mão.
Um país do tamanho do nosso, com essa população e com a relevância que temos, não pode mais ficar sendo dirigido por uma pessoa absolutamente incapaz e com uma característica perversa e transtornada.
O momento é agora.
Desencadear o movimento, fazê-lo crescer, trazer diferentes setores da sociedade, ganhar a consciência da maioria da população de que é benéfico para o país esse corte, para que se possa pensar um novo ciclo para o país.
Por isso, o negócio agora é trabalho.
Trabalho nesta direção: de construir o impeachment.
Trabalho duro, objetivo e certeiro.
Usando de conversa, exposição, argumentos, e também de visual, que é um bom complemento.
Como por exemplo, camisetas a favor do movimento.
Então, se você tiver várias camisetas dizendo "Fora Bolsonaro"... você pode decidir, de manhã cedo, com qual modelito você vai sair para a rua.
Atitude é tudo.
E o modelito é essencial.
Ao trabalho!
Este artigo é de responsabilidade exclusiva do seu autor, não representando necessariamente
a opinião do portal.
Comentários
Parabéns pelo texto, precisamos de mais pessoas escrevendo com critérios fundamentados no bem maior, as pessoas...
Juliane Maier - 27/01/2021 14h24
Sem dúvida essa governo não serve para o Brasil. So Favorece os grandes grupos económicos e é por eles sustentado. Chega! FORA BOZO!!!
Terezinha L KROLIKOWSKI - 26/01/2021 15h11
Muito bom Paulo, a esquerda precisa ser reflexiva e inteligente. Buscar mais brasileiros que se juntem a essa Ideia.
Noemi de Araújo Bauer - 26/01/2021 09h04
Exatamente Paulo,muito brm colocado,essa lolitica de morte de Bolsonaro.Seu texto diz tudo!! Impitima já!!
Noemi Paz - 23/01/2021 22h21
Certíssimo Paulinho,ele não tem cacif para tanto é um bosal, vadios,corrupto, mas precisamos fazer a mobilização do povo na rua com cuidados para não provocar o aumento da covid
Helena - 23/01/2021 20h51
É isso aí, Paulo, tá mais do que na hora de vestirmos a camiseta, em todos os sentidos. Vestir o modelito do inconformismo com esse desgoverno corrupto e genocida.
Rose Bitencourt - 23/01/2021 20h49