zulupa.com.br
quarta-feira,24 de abril de 2024

Colunas / Cultura

 

20/07/2020 11h55 - Atualizado em 20/07/2020 12h27

O fabuloso não-governo

Paulo Schultz Paulo Schultz
Professor
Há quem caracterize o governo Bolsonaro como um desgoverno.
Errado.
 
Bolsonaro, em seu bizarro e perigoso ineditismo, criou outra categoria de governo:
o não-governo.
 
Em primeiro lugar, é necessário frisar um aspecto pessoal -  Bolsonaro parece nunca ter sido muito afeito ao trabalho, e os 28 anos em que passou na Câmara dos Deputados, com 7 longos, improdutivos e ociosos mandatos, mostram isso.
Um elemento atual que mostra que essa pouca disposição, ao que parece, continua assim, é a agenda presidencial.
 
 Não raras vezes em que agenda presidencial é divulgada, o que salta aos olhos são os vazios na agenda, muito mais do que os poucos compromissos diários registrados nela.
Parece que há pouco trabalho para se fazer como presidente de um país de dimensão continental,  com  210 milhões de habitantes, e demandas em todas as áreas da sociedade.
 
Porém, afora a questão pessoal, há o motivo ideológico, este sim, o motor da inação do governo.
 
Dentro da lógica anarcocapitalista que Bolsonaro quer fazer vigorar no país, o poder público se ausenta ao máximo, não substitui pela iniciativa privada,  e passa a valer a lei do mais forte, onde  quem tem mais poder de fogo se impõe sobre muitos outros.
 
Tem sido assim na Amazônia, onde o governo estimula, pela omissão, grileiros, madeireiros, grandes fazendeiros, a realizarem um desmatamento recorde, avançando sobre matas e áreas indigenas.
Tem sido assim na área do trabalho, onde o governo, gradativamente, promove mudanças na legislação, para retirar do poder público o papel de mediador das relações de trabalho, deixando a parte mais frágil, o trabalhador, a mercê da precarização e da exploração.
 
Tem sido assim na pandemia, onde o governo simplesmente se ausenta de coordenar um plano nacional de combate a ela, e, se não fossem estados e municípios, teríamos mortes em um número muito maior do que as quase 80 mil registradas até agora.
 
Aliás, neste aspecto, a omissão criminosa, aliada às teorias delirantes de cloroquina, vírus chinês, etc., farão com que a epidemia se prolongue por mais tempo, com mais mortes - um genocídio assistido e praticado pela omissão.
 
Por essa linha de raciocínio, seguiríamos colocando exemplos de inação em todas as áreas onde o governo se ausenta, propositalmente.
 
Mas creio que o que foi citado aqui basta, para que se perceba que a ação do governo Bolsonaro não é um desgoverno, e sim, um não-governo.
 
Uma ausência meticulosa, pensada e executada para que vigore na sociedade a lei do mais forte, com armas, sem mediação do poder público, e sem políticas públicas  protetivas também.
 
Bolsonaro não veio para governar.
 
Mesmo se quisesse, não teria condição intelectual para isso.
 
Como ele mesmo disse, logo no início de seu governo, Bolsonaro veio se propondo a destruir "tudo isso daí".
 
Para, no lugar do que for destruído, colocar AUSÊNCIA.
 
Liberdade total, sem mediação, anarcocapitalismo puro, faroeste, lei do mais forte.
 
! É o mais fabuloso não-governo do planeta !

 

Este artigo é de responsabilidade exclusiva do seu autor, não representando necessariamente a opinião do portal.

 

Comentários

Mas se quiserem que eu pare de postar aqui basta não aceitarem o comentário. Aliás, é o que fazem lá no Portal Plural. Não aceitam comentários lá, ou melhor, o PT e os petistas, por fisiologismo do partido, absolutista que é, não aceita nada que não saia de suas entranhas. Isto lembra o quê? Autoritarismo, antidemocracia e ditadura - normal, aliás, todo extremo-esquerdista é ditador e tem por hábito eliminar seu opositor, mais ainda que a extrema-direita (Mao, Stalim, Fidel, Che Guevara). Lembra da retomada do governo Itamar Franco, quando todo o Brasil se uniu para tentar erguer o país? Quem foi contra, adivinha? Sim, o PT, o partido mais tóxico que já se criou na república das bananas. Aliás, sempre foi contra tudo aquilo que não saiu da cabeça podre do lula, Zé Dirceu e o resto da catrefada. Mas paciência, sempre vai ter gente para entender ERRADO as vicissitudes da vida.

Joca - 22/07/2020 11h08

Caro David Pfaff,não tô tirando sarro da cara de ninguém, quem tá fazendo isso é o lula que deita e rola com a cabecinha oca de vocês. E outra coisa, estas pretensões eróticas com o lula deve ser o olimpo da petezada, então fique à vontade. Se vocês acham que uma gota de suor do lula cura câncer, imagina o que fará um coito com o dito cujo né? Sugiro organizarem-se, pois até a fila da imaginação deve tá meio tumultuada.

Joca - 22/07/2020 09h25

Excelente e esclarecedor. Parabéns!

Adalberto Paulo Klock - 21/07/2020 23h59

Bem esclarecedor, para quem tem alguma dúvida sobre os planos desses lunáticos.

Ana - 21/07/2020 22h01

Bingo, bem assim mesmo meu amigo estamos vivendo um desgoverno.

Marvius - 21/07/2020 20h44

Toda vez que eu venho ler essa coluna, esse tal de Joca, que deve ser nome falso, tá aqui sarrando, só fala do Lula. Deve ser um cara louco prá sair do armário. Tem uma obsessão erótica pelo Lula. Quer dar pro Lula. O Lula acho que não vai querer nada contigo, mas cria coragem, cidadão, solta a franga e sai do armário.

David Pfaff - 21/07/2020 18h33

Bem certinho o que disse Ciro Gomes; "Só quem é um fanático lulista que vai desconhecer (que lula é o rei das falcatruas)". Já apareceu uma aqui para confirmar. Será que um oftalmologista resolveria isto? Um exorcista quem sabe....um psiquiatra.....

Joca - 21/07/2020 08h22

Fabuloso e certeiro é teu artigo, Paulo, eu antes falava que era um desgoverno, mas agora analisando bem, tu estás certo, o que Bolsonaro faz é um não governo, escancaradamente ancarcocapitalista. E ainda tem gente que vem aqui pra maldizer o governo de Lula. O MELHOR PRESIDENTE QUE ESSE PAÍS JA TEVE, SIM! Ou fazer comparativos absurdos e descabidos com os governos petistas.

Roselaine Bitencourt - 20/07/2020 23h10

Vou deixar que Ciro gomes responda para você: "O Lula é o líder [das falcatruas]. Só quem é um fanático lulista que vai desconhecer", afirmou. Perguntado sobre qual é a sua relação, hoje, com o petista, Ciro respondeu: "nenhuma". "Eu perdi o respeito por ele, completamente", declarou...."O Lula é um politiqueiro e boa parte do que nós estamos vivendo no Brasil, nós devemos a ele", completou. Na avaliação de Ciro, o "bolsonarismo boçal e corrupto" só existe porque antes existiu o "lulopetismo boçal e corrupto"....

Joquinha, de novo - 20/07/2020 18h04

 

Comente estE ARTIGO

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633