zulupa.com.br
terça-feira,23 de abril de 2024

Colunas / Cultura

 

12/07/2020 09h12 - Atualizado em 12/07/2020 10h46

Estampado na cédula de 3 reais

Paulo Schultz Paulo Schultz
Professor
Poucas coisas causam tanta náusea quanto a postura hipócrita e encenada da elite brasileira, em todos os lugares do país onde ela está presente.
É uma  peça de teatro permanente, uma encenação que envolve praticamente todos os aspectos da vida e das relações que se estabelecem dentro dela - elite , e dela para com o restante da população.
 
Os episódios desta encenação são diários.
Acontece na nossa frente, ao vivo, ou então nos chega através das redes sociais, ou de colunas sociais de alguma revista ou jornal,  ou através de algum programa de televisão.
 
?Lembra do vídeo que viralizou no país inteiro há poucos dias atrás?
 
A primeira dama do Estado de São Paulo, esposa do governador tucano João Dória, em uma conversa solta com uma perua socialite, que supostamente foi lhe fazer uma visita para falar sobre  projetos sociais da primeira-dama.
Um festival de falsidades e  hipocrisia, e lá pelas tantas escapa a verdade do que elas pensam sobre as pessoas em condição de vulnerabilidade e de rua.
 
Outra...
?Quem nunca ouviu  gente da elite se gabando de ter doado "roupas para os pobres" em alguma  campanha de arrecadação de agasalhos?
 
Aquela caridade tão autêntica quanto uma nota de 3 reais, que lá pelas tantas deixa escapar " fiz uma limpa no meu armário, e estou doando".
 
?Sabe o que está por trás dessa frase ?
Quando a pessoa diz que fez uma "limpa no seu armário",  é porque considera que tirou do seu armário a sujeira, aquilo que não presta, que não lhe serve,  e é isso que ela está oferecendo, com orgulho e com direito a foto em rede social, para aqueles que são desfavorecidos de uma condição de vida mais digna.
 
Isso é a elite brasileira.
 
Daria para citar mais inúmeros casos e situações com esta mesma característica presente de hipocrisia, falsidade, auto-promoção, desprezo, preconceito, etc., os quais ocorrem e são publicizados (ou não), ou  presenciados todos os dias, sem exceção.
 
Mas há um outro aspecto tenebroso da elite, importante de se mencionar: o senso seletivo de certo/errado, correto/incorreto, justo/injusto, honesto/corrupto.
 
Uma relação que vale tanto para o mundo privado, quanto para o ambiente da coisa pública.
 
Algo do tipo as falcatruas da nossa gente são aceitáveis e toleráveis, mas as dos outros são imperdoáveis e devem ser duramente punidas.
 
?Quem não lembra das ruas ocupadas por pessoas da elite indignadas com "a corrupção do PT"?
 
?Por acaso se viu alguma dessas pessoas indignada com  corrupção ou outra ilicitude de algum outro governo ?
 
Hipocrisia na veia.
 
A verdade por trás dessa fajuta postura ética é o conhecido preconceito e segregação de classe, característica multissecular na cultura da sociedade do Brasil.
 
Nada novo, portanto.
 
A única diferença é que agora redes sociais para espalhar a auto-promoção e a indignação seletiva.
 
No mais, é tudo pose!
 
Já dizia Cazuza... "a burguesia fede".
 
!Chiquérrima !

 

Este artigo é de responsabilidade exclusiva do seu autor, não representando necessariamente a opinião do portal.

 

Comentários

Alguém aqui quer uma acusação mais criativa para lula. Ora, para quê? Você vai convencer-se finalmente se surgir uma acusação criativa? Não, não vai. Nada vai lhes tirar a venda dos olhos e ver que o macunaíma é o maior mentiroso do país. Pena que não tem banimento em nossa constituição federal, pois este sujeitinho, lula, deveria ser banido, escorraçado, pelo bem e pela paz da população brasileira.

Joca - 13/07/2020 10h00

Tem razão. A elite sempre foi hipócrita, e por isto mesmo elegeram lulas, chaves e Cristinas América do sul afora. O que aconteceu? Foram mais virulentos que a elite hipócrita que estavam combatendo. Lambuzaram-se na corrupção de forma mais vil e cruel que pode acontecer, e digo cruel porque enquanto se corrompiam convenceram a população a apoiar-lhes pois eles tinham criado o bolsa-família, sem o qual passariam fome. E a esmolinha, copiado do tucano FHC, diga-se, perpetuou-se, assim como a mão grande do PT sobre o dinheiro público.

Joca - 13/07/2020 09h25

Nada mudou mesmo! Nem a preocupação de inventar uma acusação mais criativa contra Lula. Fizeram a mesma coisa com outros governos populares! Só a nossa população que custa a ver as semelhanças! Talvez porque eles sejam muito astutos ao usarem as mídias disponíveis, tanto no passado, como agora. Enquanto não entendermos de que lado estamos e identificar aqueles que estão conosco, essa elite continuará pisando nos nossos pescoços. Pior, que muitos , ainda agradecem!

Mara Rosana Rosa Foltz - 12/07/2020 17h52

A elite brasileira é assistencialista, sempre foi. E é como tu dissetes - tem hipocrisia na veia. Uma elite que maqueia a situação do país, que nunca aceitou políticas públicas voltadas aos mais vulneráveis, e sim fazer o famoso "limpa no roupeiro" para fazer doação. Uma elite que sempre vai querer que exista as desigualdades sociais. Muito bom o texto, Schultz.

Rose Bitencourt - 12/07/2020 14h50

Paulo de novo trás uma realidade latente.Tem razão o.poeta "A burguesia fede".A hipocrisia fere todo o bom senso e a sonegação mata.Alguns desses "moralistas",reclamam dos impostos que NÃO pagam,mas que cobram de nós.

ANTONIO VILSON PEREIRA - 12/07/2020 14h32

Paulinho, de novo, na couve!!! São tão ordinários que reclamam do imposto de renda que precisam pagar.isso quando não conseguem sonegar. Olhei a relação dos benefícios do auxílio emergencial. Cara, tem gente ali que tem comércio, tem construtor, tem vendedor de consórcio, tem comerciante, vendedores de ilusão... gente que estava outro dia na rua dizendo que queria um país honesto. Hipócritas!!! Nunca foi contra a corrupção. Nunca pela moralidade. Sempre foi pelo aproveitando pessoal do Estado, do qual sempre estiveram acostumados. Simplesmente NOJENTO!!!

PAULO SCHMIDT - 12/07/2020 13h59

 

Comente estE ARTIGO

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633