zulupa.com.br
quarta-feira,24 de abril de 2024

Colunas / Cultura

 

05/01/2020 07h19 - Atualizado em 05/01/2020 07h31

Trinta por cento presentes, e talvez futuros

Paulo Schultz Paulo Schultz
Professor
Já faz alguns meses que a aprovação de Bolsonaro está na casa dos 30%, conforme pesquisas.
 
 Mesmo com a enxurrada de  maldades,  insanidades e  bizarrices,
parece ter se estabilizado nesse patamar a  aprovação do governo.
 
 Nesses 30%, em torno da metade  representam os bolsonaristas puros, ou bolsonaristas raiz 
- aqueles seguidores que irão até o final do último recanto do inferno seguindo o seu "mito".
 É o segmento social dos adoradores de armas,   dos ruralistas, dos preconceituosos, da tosquice,  da ignorância, e do fundamentalismo.
 
Os outros 15% representam eleitores tradicionais da direita, que mantém o apoio  ao governo Bolsonaro por conta da política econômica de seu ministro da economia Guedes, e porque esta fatia da sociedade ainda não visualizou, no campo da direita liberal,  limpinha, cheirosa e higienizada, alguém em   quem veja potencial para manter a direita no poder, deixá-los livres da esquerda, e tocar em frente suas pautas de acúmulo de riqueza e capital.
 
Em se mantendo cristalizados esses 30%, temos constatações e  consequências:
 
1- Nenhuma outra candidatura da direita liberal, seja Dória, Luciano Huck ou qualquer outra,  terá muita viabilidade de vingar, caso Bolsonaro carregue esse percentual  ao longo do seu mandato.
 
2- Bolsonaro, apesar de tudo o que já foi até aqui, e o que será nos próximos três anos, será o candidato competitivo que a esquerda terá que enfrentar.
 
3- esse percentual demonstra  que, para além de bolsonaristas raiz, o  governo Bolsonaro tem crédito junto a setores conservadores da sociedade,  ao mercado empresarial e ao mundo rentista, pela afinidade com a política econômica ultra liberal  do ministro Guedes.
 
4- Bolsonaro sabe que pode contar com os 15% de seus seguidores raiz,e para isso, direciona todas suas falas para imantar política e emocionalmente esse grupo.
E sabe que os outros 15%, ficam, e devem ficar, a cargo de Guedes e sua pauta  de demonização da coisa pública e sacralização do mercado e do mundo privado.
Isso agrada a elite, e parte considerável da classe média.
 
5- a esquerda, especialmente a sua principal força, o PT, sabe de seu lastro de 30% de eleitorado.
E também sabe que precisa construir uma narrativa e propostas que apontem para uma vida e uma sociedade melhor,  para conquistar a adesão da maioria dos outros 40% do eleitorado nacional, que flutuam entre esquerda e direita, circunstancialmente.
Basta lembrar que as circunstâncias foram favoráveis ao PT por quatro vezes seguidas,e favoráveis à direita em 2018.
 
Estamos no início de 2020, e temos 3 anos longos pela frente.
A conjuntura e as circunstâncias poderão mudar várias vezes, de acordo com inúmeras variáveis  da política, da economia, e da sociedade como um todo.
O presente são esses 30% pró governo.
Se eles se manterão, ou não, a vida do país é que vai dizer.
 
E viver no Brasil de hoje é ter a certeza de um embate permanente entre classes, entre privilegiados e desfavorecidos.

 

Este artigo é de responsabilidade exclusiva do seu autor, não representando necessariamente a opinião do portal.

 

Comentários

Não temos como prever o que acontecerá com nosso país! Com uma democracia fragilizada o sistema político será facilmente manipulado ( como foi para a eleição de Bolsonaro). A direita abriu espaço para a ultra direita e vai pagar junto! A esquerda difamada e atacada, literalmente (com pedras, chicotes, culpabilidade em tudo...um bode expiatório). Bolsonaro é uma distração... enquanto isso se implanta no país um conjunto de mudanças que não mexem na estrutura política, mas econômica, porque os interesses no país são puramente econômicos, o seu povo não conta, prevalece o mercado! Quem ganha com isso? Um povo cego na moralidade e no fundamentalismo acredita nas barbaridades que representantes do governo Bolsonaro (e ele próprio) propagam a cada dia! Mas o Brasil não é só isso! O Brasil tem um povo que construiu um país com dignidade e respeito mundial,e esse povo está vivo!

Neusete Rigo - 05/01/2020 15h44

Paulo Schulz! Brilhante a sua analise.E justamente o que eu havia pensado.E provavel que esse cenario persista.E como se fosse o bem e o mal, os opostos lutando para prevalecer seus projetos.Aqui no RS, o atual governo e uma continuacao do federal.A diferenca esta na sutileza.

Flavio Girardon - 05/01/2020 15h03

Paulo Schltz! A imbecilidade com o vazio humano de quem assegura-se no seu lado obscuro e doentio vestindo-se de elite no alicerce de 30 % assegura a juventude idolatrado o mal.. Esta ironia com esse asno, esse ?????????? está levando nosso País a escuridão, fechados " num quarto escuro..." não serve esses "memes"buscando público a esse maldito que empurram à Presidência???? No Estado/RS estamos sendo devorados pelo seguidor "mor" Sou Prof¤ Est. Aposentada e já em março/2020 devolução de 14% nova contribuição Previdenciária, com 5 anos sem reposição salarial? CANALAHAS...destruidores da Educação Pública????

Maira Beatriz Engers - 05/01/2020 14h58

Paulo Schltz! A imbecilidade com o vazio humano de quem assegura-se no seu lado obscuro e doentio vestindo-se de elite no alicerce de 30 % assegura a juventude idolatrado o mal.. Esta ironia com esse asno, esse ?????????? está levando nosso País a escuridão, nos levando a " um quarto fechado escuro..." não serve esses "memes"buscando público a esse maldito que empurram à Presidência???? No Estado/RS estamos sendo devorados pelo seguidor "mor" Sou Prof¤ Est. Aposentada e já em março/2020 devolução de 14% nova contribuição Previdenciária, com 5 anos sem reposição salarial? CANALAHAS...destruidores da Educação Pública????

Maira Beatriz Engers - 05/01/2020 14h57

Paulo Schltz! A imbecilidade com o vazio humano de quem assegura-se no seu lado obscuro e doentio vestindo-se de elite no alicerce de 30 % assegura a juventude idolatrado o mal.. Esta ironia com esse asno, esse ?????????? está levando nosso País a escuridão, nos levando a " um quarto fechado escuro..." não serve esses "memes"buscando público a esse maldito que empurram à Presidência???????? No meu Estado/RS estamos sendo devorados pelo seguidor mor(Gov.Eduardo Leite) Sou PROFESSORA ESTADUAL APOSENTADA e teremos já em Março/2020 devolução de 14% nova contribuição Previdenciária, isso com 5 anos sem reposição sslarial.... CANALAHAS...destruidores da Educação Pública????

Maira Beatriz Engers - 05/01/2020 14h53

 

Comente estE ARTIGO

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633